PR estuda punir prefeitos que não apoiarem aliança governista
O deputado federal Homero Pereira (PR) disse que desconhece qualquer posição contrária de prefeitos da legenda referente ao apoio do partido para a candidatura do vice-governador Silval Barbosa (PMDB). No entanto, a cúpula republicana trabalha a possibilidade de punir gestores municipais que estão insatisfeitos com a aliança política.
Homero afirmou que os prefeitos do PR estão unidos em torno do aval ao nome de Silval Barbosa. Ele inclusive ressaltou que “desafia a alguém comprovar que exista a falta de unidade no PR”. Ligado ao setor do agronegócio no Estado, o parlamentar acrescenta que o Partido da República está de forma integral aliado ao projeto do PMDB.
No Estado os republicanos conseguiram eleger 33 prefeitos nas eleições municipais de 2008. antes do pleito a legenda contabiliza mais de 65 gestores municipais – número garantido com o ingresso ao PR no início de 2007. Fundado no fim de 2006 em decorrência das regras da cláusula de barreira, numa fusão ocorrida entre o PL e o Prona, o PR assegurou ampla representação política por meio de desfiliações em massa do PPS e também de outros partidos. A decisão do governador Blairo Maggi de deixar o PPS para migrar para o PR foi ponto motivador para a decisão da maioria dos prefeitos, vereadores e parlamentares, de adentrar na nova legenda. Nas eleições municipais de 2008, a sigla foi posta à prova nas urnas – e mesmo com a queda na quantidade de eleitos nas administrações – conseguiu manter a posição de partido com maior número de chefes de Executivos municipais.
Diante de um novo cenário político, boa parte dos prefeitos do PR tem demonstrado posições divergentes da direção regional. Existe divisões internas, inclusive com gestores que apóiam a candidatura ao governo do prefeito Wilson Santos (PSDB). Na tentativa de resolver o impasse interno, a cúpula republicana vem buscando alternativas para convencer, de maneira cordial, os prefeitos a respaldarem o vice-governador Silval Barbosa.
Na noite de anteontem, Maggi e Silval se reuniram com prefeitos do partido, em jantar informal realizado na chácara do empresário Jandir Millan, em Várzea Grande, para tentar assegurar a esperada unidade entre os gestores.
Comentários