Prefeitura de Cotriguaçu atende notificação do MPE e promove evento com estudantes
Em atendimento à notificação recomendatória encaminhada pelo Ministério Público Estadual (MPE) para conter o avanço da dengue no município de Cotriguaçu, a Prefeitura Municipal promoverá o projeto "Todos juntos contra a dengue". A ação, que teve início nesta quarta-feira (24.03), às 8h, ocorrerá até amanhã (25), com apresentações de teatro na quadra poliesportiva da cidade. Cerca de 500 alunos de escolas municipais e estaduais participarão do evento.
De acordo com a promotora de Justiça Liane Amélia Chaves Corrêa da Costa, entre diversas orientações repassadas à administração pública, constam atividades de educação e comunicação destinadas à população. “Os moradores devem participar das ações de prevenção e controle da doença, já que o problema atinge a todos”, ressaltou ela, que atua na Promotoria de Justiça da Comarca de Cotriguaçu.
Somente em janeiro deste ano, foram notificados 51 casos de dengue no município de Cotriguaçu. Desses, 21 foram confirmados por meio de exames laboratoriais. “Mato Grosso registrou 9.209 casos de dengue somente em janeiro de 2010, um crescimento de 700% relativo ao mesmo período de 2009. É necessário que cada município faça a sua parte, com a união do poder público e população”, ressaltou a promotora.
A notificação encaminhada pelo MP também recomenda à Prefeitura a realização de visitas domiciliares em todos os imóveis do município; realização de bloqueio de transmissão, por meio de nebulização espacial a frio; reforço na coleta de resíduos sólidos; visitas às indústrias, comércios e hospitais para eliminar as possibilidades de criadouros, e a promoção de treinamento dos agentes de controle de endemias e dos demais servidores envolvidos no controle vetorial.
“Além disso, a administração pública também terá que fazer a coleta de pneus inservíveis, dando-lhe armazenamento, fomentar a limpeza urbana e a coleta regular de lixo, buscando atingir coberturas adequadas, principalmente em áreas consideradas de risco”, informou. A notificação foi encaminhada no dia 10 de fevereiro.
Comentários