Blairo Maggi tem a preferência de 58% no primeiro voto e de 20% a 14% no segundo voto; Antero é o segundo colocado. Serys e Abicalil estão empatados em terceiro
Maggi lidera com folga corrida ao Senado
Com 58% da preferência no primeiro voto e entre 20% e 14% - conforme o candidato do PT – no segundo voto, o governador Blairo Maggi (PR) lidera com folga a disputa pelas duas vagas ao Senado por Mato Grosso, nas eleições de outubro. É o que aponta a pesquisa contratada pelo Diário junto ao Vox Populi, realizada entre os dias 7 a 10 de março, com 1.000 entrevistas em 40 municípios de Mato Grosso.
Em segundo lugar aparece o ex-senador Antero Paes de Barros, do PSDB. Os pré-candidatos do PT, deputado Carlos Abicalil e senadora Serys Slhessarenko travam uma apertada disputa pelo terceiro lugar.
No cenário em que o candidato do PT é o deputado Carlos Abicalil, Maggi lidera a opção do primeiro voto com 58% das intenções, Antero Paes de Barros é o segundo com 15% e Carlos Abicalil é o terceiro, com 10%. O procurador da República José Pedro Taques, sem partido, aparece com 1% das intenções, o mesmo índice do senador Gilberto Goellner, do DEM. Os que votam em branco, nulo ou em nenhum candidato são 2%. Indecisos são 13%.
Já o segundo voto, neste cenário, é liderado por Antero Paes de Barros com 27%, seguido por Maggi, com 20%. Abicalil é o terceiro com 11% e Pedro Taques surge em quarto com 4%. Gilberto Goellner tem a preferência de 2%. Branco, nulo ou em nenhum candidato atingem 6%. E os indecisos para o segundo voto sobem para 30%.
A soma do primeiro e do segundo voto indica que Maggi tem 40% da preferência, Antero com 20%, Abicalil com 11% e Pedro Taques e Gilberto Goellner com 1% cada.
Já no cenário com a Senadora Serys Slhessarenko, Blairo Maggi mantém a liderança do primeiro voto com os mesmos 58%. Antero Paes de Barros é o segundo com 16% e Serys aparece em terceiro, com 4%. Gilberto Goellner vem em seguida com 2%. Neste cenário, no lugar de Pedro Taques, o Vox Populi, avaliou o deputado Percival Muniz (PPS), que também obteve 2%. Nesta modalidade pesquisada, os que votam em branco, nulo ou em nenhum candidato são 2% e os indecisos são 16%.
O segundo voto é liderado novamente pelo tucano Antero Paes de Barros, com 20%. Só que o segundo lugar, desta vez, é da senadora Serys Slhessarenko, com 20%. Blairo Maggi é o terceiro com 14%. Muniz sobe para quarto com 7% e o democrata Gilberto Goellner aparece com 3%. Neste cenário o índice de indecisos se manteve em 30% para a segunda opção e os que votam em branco, nulo ou em nenhum candidato são 4%.
A soma dos votos, neste cenário, aponta Maggi com 38%, Antero tem 19%, Serys 11%, Percival com 4% e Goellner 3%.
Na intenção de voto espontânea, quando os pesquisadores não apresentam os nomes dos candidatos, Maggi lidera a opção do primeiro voto com 15%, Serys e Antero dividem a segunda posição com 2% cada. Carlos Abicalil é lembrado por 1%. Os indecisos são 78%. No segundo voto espontâneo, Antero Paes de Barros lidera com 23%, seguido por Blairo Maggi com 11%. Abicalil e Serys empatam em terceiro com 9% da preferência para cada candidato do PT. Pedro Taques surge com 5% e Wilson Santos é lembrado por 4%. Os indecisos caem para 34% no segundo voto para o senado.
A soma dos votos da primeira e segunda opção espontânea, apresenta Maggi com 14%, Antero 5%, Serys e Abicalil com 3% cada, Pedro Taques e Wilson Santos com 1% e 70% ainda estão indecisos.
O candidato ao Senado mais conhecido pelo eleitor é Blairo Maggi, todos o conhecem e 79% afirmam o conhecer muito bem. O menos conhecido é Gilberto Goellner, com 62% dos entrevistados afirmando não o conhecer. Pedro Taques é desconhecido para 47% dos eleitores. Na disputa interna do PT, Abicalil e Serys possuem números bem semelhantes de pessoas que os conhecem e, também, quem não os conhece (9% para Serys e 11% para Abicalil).
Na avaliação dos candidatos, Maggi tem uma avaliação positiva para 81% e negativa de apenas 3%. Antero é o segundo, avaliado positivamente por 47% e negativamente por 6%. Novamente os petistas Carlos Abicalil e Serys Slhessarenko possuem números bem próximos: Abicalil, 44% positivo e 8% negativo; Serys, 40% positivo e 12% negativo.
Os eleitores afirmaram que a possibilidade de voto em Blairo Maggi é grande para 79%. Já para Antero cai para 49%, Abicalil com 40% e Serys 38%.
Metodologia - A pesquisa do Vox Populi foi realizada entre os dias 7 e 10 de março. Foram feitas 1.000 entrevistas, com moradores e eleitores com mais de 16 anos, em 40 municípios de todo o estado. A modalidade de pesquisa adotada envolveu a técnica de ‘survey’, que consiste na aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do universo de investigação. A margem de erro, para o total do estudo é de 3,1%, estimada em um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral/MT com o protocolo no 4083/2010, no dia 9 de março.
Comentários