Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 23 de Março de 2010 às 18:36
Por: Emili Archer

    Imprimir


Matusalem Teixeira

A proposta do Projeto Planeta Azul é promover a educação ambiental entre os jovens estudantes que frequentam o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – Peti. O autor do Projeto, professor Paulo Silas, busca despertar nas crianças a importância da preservação e do cuidado com o Meio Ambiente. Nas aulas práticas e teóricas desenvolvidas ao ar livre no Espaço Jovem Cidadão, os alunos aprendem desde a separação das sementes, o cultivo da muda até a hora do plantio.

No laboratório, atualmente são produzidas mudas de árvores nativas para arborização, como oiti e frutíferas como caju, goiaba, mamão e acerola. A partir desta semana os estudantes também vão realizar o plantio de sementes de espécies de outras regiões. O açaí, ubacaba e araçá-boi que são originárias da Amazônia e o cupuaçu do Pará.

Outra meta incluída no Projeto é a arborização das regiões carentes de Rondonópolis. Paulo Silas destaca que o objetivo é plantar árvore nos terrenos das residências com moradores fixos para que eles cuidem do crescimento da planta. Os monitores vão acompanhar o desenvolvimento da árvore com visitas periódicas aos bairros escolhidos, para garantir a boa formação dos frutos.

“Buscamos sementes em diversos locais da cidade e aqui desenvolvemos a pesquisa. As crianças estudam sobre cada planta e como cultivá-la. Depois escolhemos a região de baixa renda do município e vamos plantar. É gratificante ver a interação de cada um”, disse o professor.

Para a coordenadora do Espaço Jovem Cidadão, Melânia Dondoni, os pequenos pesquisadores são considerados multiplicadores. Segundo ela, a proposta é que os alunos conheçam a importância da preservação da mata ciliar para promover entre os adultos a preocupação em cuidar do meio em que vivem. “Eles crescem com o espírito da preservação”, conta.

Melânia explica ainda que uma parceria com a unidade do Programa Saúde da Família do Jardim Itapuã vai estudar os benefícios das ervas no cuidado com a saúde. “Todos os participantes vão avaliar as vantagens do alecrim, hortelã, erva cidreira, por exemplo, e depois produzir cremes para as famílias dos estudantes utilizarem no combate a algumas doenças”, explica.

O aluno Mharcos Wiliany Ferreira Dutra de Miranda com apenas 10 anos aponta a importância da ação. “Aprendemos a plantar e cuidar das plantas e com isso estamos proporcionando bem-estar às pessoas. Além da sombra, muitas árvores dão frutos o que pode saciar a fome e a sede de muitas famílias”, conclui.

TRILHA ECOLÓGICA

O Espaço Jovem Cidadão conta também com uma trilha ecológica com aproximadamente 550 metros de extensão. O local contemplado pela variedade de vegetação nativa é habitado por macacos, tiú e cotia, além de diversas espécies de aves. “A trilha é usada para aulas de educação ambiental, mas também para aulas de educação física e o lazer das crianças”, fala. O professor lembra que o espaço é aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. “Todos estão convidados para conhecer nosso trabalho e desfrutar desta área espetacular”, conclui.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/138587/visualizar/