Rede municipal de ensino de Jangada entra em greve hoje
A rede municipal de Educação de Jangada, a 82 km de Cuiabá, entra em greve, por tempo indeterminado, a partir de hoje (23). A decisão foi tomada na assembleia geral do dia 16 de março, quando a categoria integrou a Paralisação Nacional, liderada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). A suspensão das aulas deve ocorrer nas cinco escolas da rede.
As reivindicações são: implantação do Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN); complementação da gratificação para coordenadores e diretores de escolas; material pedagógico para as unidades; e pagamento retroativo do enquadramento dos professores referentes a 2008 e 2009. “Os trabalhadores estão insatisfeitos com a falta de compromisso do Poder Executivo”, informou a vice-presidente da subsede do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Ciderlene Alessandra Cunha.
Segundo ela, o prefeito do município, Valdecir Kemer, firmou o compromisso de implantar o PSPN até o mês de março deste ano. “Isso ocorreu em novembro de 2009, durante a nossa última greve. Suspendemos o movimento e permanecemos em estado de greve até agora, mas o prefeito não cumpriu o estabelecido”, lembrou. A categoria está mobilizada, segundo a sindicalista. “Tanto que amanhã nos reuniremos novamente em outra assembleia geral”, ressaltou.
Sem alternativas - Atualmente, o Piso Salarial praticado em Jangada é de R$ 570,00. “Infelizmente, não há avanço nas negociações", protestou a vice-presidente da subsede do Sintep/MT. Para ela, esta situação é um absurdo. ”Não nos resta outra alternativa a não ser paralisar as atividades”, concluiu.
Comentários