MT vai vacinar 337 mil pessoas contra nova gripe
Cerca de 337 mil pessoas entre gestantes, portadores de doenças crônicas e crianças com idade entre 6 meses e menores de 2 anos devem ser vacinadas contra Influenza A (H1N1) - gripe suína - em Mato Grosso nesta segunda etapa da campanha, que encerra em 2 de abril.
A campanha destinada a esse público foi aberta ontem com uma procura média de 30 pessoas por período no Centro de Saúde do Quilombo, conforme a enfermeira que trabalha no local, Laura Cristina de Assis Arruda.
Logo no início da tarde, Patrícia Cavalcanti Albuquerque, 31, grávida de 8 meses, esteve na unidade de saúde para se prevenir. Ela destaca que teve muito medo da doença, que afetou e matou mulheres grávidas em todo o país. "Tive receio da doença e tenho da vacina, mas sabemos que é importante nos proteger e proteger o bebê".
O portador de doença crônica cardíaca, Robinson Garcia, 39, também fez a imunização ontem, após conversar com seu médico particular, que recomendou a dose.
Conforme a coordenadora de Vigilância a Doenças e Agravos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Cuiabá, Ivanete Fortunato, a expectativa é imunizar 85% da população, conforme preconiza o Ministério da Saúde.
Ela destaca que pode haver efeitos colaterais, como ocorre em todas as vacinas e medicamentos, orientando que a pessoa procure a unidade de saúde onde foi imunizada. Febres e dores de cabeça são os efeitos mais comuns.
Crônicos - Os pacientes de doenças crônicas diversas devem apresentar documento ou atestado que comprove o problema de saúde para receber a dose.
Comentários