Jaime Campos na frente de Wilson Santos, diz pesquisa Vox Populi/Diário
O único cenário em que Wilson Santos não aparece em primeiro é no qual ele é avaliado junto com o senador Jaime Campos (DEM). Neste cenário, o senador democrata lidera a pesquisa com 25%. Wilson Santos e Silval Barbosa dividem a segunda posição, ambos com 23%. Mauro Mendes surge em quarto com 9% e o Procurador Mauro 1%. Os que votam em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos são 3% e os indecisos são 15%.
O PSDB e o DEM basearam-se em pesquisas feitas pelo Ibope e Vox Populi, no final de fevereiro, para escolha do candidato da oposição. O principal cenário para a escolha do candidato foi o que mostrou uma pequena diferença a favor de Wilson Santos, em relação a Jaime Campos, contra Silval Barbosa, Mauro Mendes e Procurador Mauro.
Durante o anúncio da pré-candidatura Wilson Santos, no último dia 12 na Assembléia Legislativa, o prefeito disse que no Ibope a diferença foi de apenas 1 ponto percentual e no Vox Populi de 3 pontos percentuais para ele. Estas pesquisas não foram registradas na Justiça Eleitoral, por isso não podem ser divulgadas.
Hoje, usando os mesmos cenários para escolha, Jaime Campos e Wilson Santos estão estatisticamente empatados é o que aponta a pesquisa Vox Populi. No cenário em que é avaliado Wilson Santos, ele aparece com 30% e Silval Barbosa com 28%, Mauro Mendes 10%, Procurador Mauro 2%, branco, nulo ou nenhum candidato com 7% e 23% de indecisos.
No cenário em que Jaime Campos é o avaliado, ele lidera com 29%, Silval Barbosa fica em 27%, Mauro Mendes e Procurador Mauro permanecem com os mesmos 10% e 2%, respectivamente. Os que votam em branco, nulo ou nenhum candidato cai para 6% e os indecisos sobem para 26%.
Nos dois cenários a diferença do candidato da oposição para o candidato da situação, Silval Barbosa é de exatos 2 pontos percentuais. Não há nenhuma diferença estatística entre Jaime e Wilson.
Quando a pesquisa Vox Populi foi a campo, entre os dias 7 e 10, o DEM e o PSDB não haviam escolhido qual seria o candidato da oposição. A escolha só foi anunciada no dia 12, por isso foram avaliados vários cenários com o senador Jaime Campos.
A pesquisa Vox Populi também identifica que a maior parte dos votos que seriam dados para o senador Jaime Campos migram para os indecisos. Sem Jaime Campos os indecisos aumentam 8 pontos percentuais.
Wilson Santos é beneficiado por 7 pontos percentuais e Silval Barbosa com 5. Mauro Mendes e o Procurador Mauro ganham 1 ponto percentual cada, com a saída de Campos. O número de branco, nulo ou em nenhum dos candidatos também tem um acréscimo de 5 pontos percentuais.
Comentários