Vantagens se estendem a clientes, atendidos em tempo menor, e a empresas associadas, que aumentam o volume de seus negócios
Sindicato da Habitação de MT anuncia rede imobiliária
O Sindicato da Habitação de Mato Grosso (Secovi-MT) vai trazer uma novidade para o setor imobiliário do Estado. Uma parceria firmada entre diversas imobiliárias inaugura um moderno instrumento de divulgação de compra e venda de imóveis. Trata-se da Rede Imobiliária, da Rede Secovi-MT, que é a união de empresas, que trabalham em conjunto e oferecem benefícios e vantagens para proprietários e clientes. O anúncio será feito nesta terça-feira, 23, no auditório da Fecomércio, em Cuiabá, durante a realização da palestra “Mudanças na Lei do Inquilinato e suas conseqüências para o Mercado Imobiliário”.
Com o conceito de exclusividade compartilhada, o novo serviço disponibilizará um site onde as principais administradoras de imóveis e imobiliárias cadastram seus produtos para negociação com clientes potenciais. Nele, compartilham as suas carteiras e procedimentos, buscando uma forma mais rápida e eficaz de fazer negócio. Já o consumidor terá acesso a uma variedade de imóveis, em um ambiente simples. Desta forma, o sistema se tona vantajoso para o cliente final, visto que suas demandas serão atendidas em um tempo menor, e para as empresas associadas, que aumentam o volume de seus negócios.
Tendência em expansão pelo Brasil, as redes têm se tornado uma das principais soluções para garantir a comercialização de imóveis e melhorar o atendimento aos clientes, afirmam os empresários do setor. De acordo com o presidente da Rede Secovi-MT, Miguel Kalix, a rede organiza as imobiliárias em grupos regionais e integra todas elas em um único sistema de negócios. “A intenção é proporcionar as melhores oportunidades do mercado, com exclusividade, atendimento eficiente e economia de tempo”, ressalta.
Para o presidente do Secovi-MT, Marcos Pessoz, essa nova maneira de fazer negócios baseia-se em experiências que deram certo em várias cidades do Brasil, além de outros países. Uma das vantagens apontadas por ele é a comodidade do cliente de ter acesso a um amplo estoque de imóveis, sem precisar visitar várias empresas. “Ele não precisa correr de imobiliária em imobiliária, já que os imóveis de cada uma delas podem ser consultados e oferecidos por outra participante ou pelo corretor de sua confiança. Isso é o que torna uma rede de imóveis tão interessante”, garante, acrescentando que o proprietário também fala com uma só imobiliária, mas sua unidade é trabalhada por várias outras.
Como funciona: O proprietário coloca seu imóvel em uma das imobiliárias da rede e rapidamente todas as empresas e profissionais tomam conhecimento. Tanto o dono do imóvel, quanto o cliente em potencial mantêm contato apenas com a imobiliária que escolheu. Uma das exigências para o proprietário é assinar contrato de exclusividade com a sua imobiliária preferida, e assim, todo o trabalho de venda é coordenado somente por ela, o que elimina diferenças de preços e critérios.
Existe um código e um conselho de ética. Além disso, as imobiliárias e administradoras deverão ser associadas ao Secovi MT e não é permitido que uma pessoa física inclua seu imóvel diretamente no site.
As redes imobiliárias foram implantadas no Brasil há muitos anos. Em Curitiba, por exemplo, estão em funcionamento há mais de 10 anos, em Recife e São Paulo a cerca de 6 anos. Já nos países de primeiro mundo, funcionam há mais de 20 anos.
Diretoria – Além do presidente da Rede Secovi-MT, Miguel Kalix, a diretoria da rede conta com Kalil Yassin (vice-presidente), Guido Grando Júnior (tesoureiro), Simoni Bergamaschi (secretário), Marco Aurélio Silva (conselheiro) e Aparecido Ternovoi de Moraes (segundo conselheiro).
Palestra - A Lei Ordinária nº 12.112/2009, publicada no Diário Oficial da União, no dia 9 de dezembro, do ano passado, alterou dispositivos da Lei nº 8.245/1991 (Lei do Inquilinato), que dispõe sobre as locações dos imóveis urbanos e os procedimentos a elas pertinentes.
Após 18 anos de aplicação, a lei sofre alterações, trazendo mais transparência e agilidade aos processos judiciais de locação de imóveis no Brasil. As mudanças tratam, principalmente, de ações renovatórias de contrato, multa proporcional pela devolução antecipada do imóvel, pedido de exoneração do fiador, substituição do locatário, em caso de morte, entre outras coisas.
A palestra será ministrada pelo assessor jurídico do Secovi-MT, Marilton Procópio Casal Batista, especialista em Direito de Relações Condominiais, e é direcionada para associados do Secovi-MT, corretores, advogados e estudantes.
Comentários