Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 22 de Março de 2010 às 00:11

    Imprimir


Os profissionais da educação do município de Nortelândia estão comemorando a nota obtida na avaliação feita pelos técnicos do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE), de acordo com informações constantes no relatório anual das contas do primeiro ano (2009) da atual gestão.

Para o Chefe do Poder Executivo Municipal, a nota 9,5 dada pelo órgão, é reflexo dos investimentos feitos até agora, objetivando melhorar a qualidade do ensino, bem como de oferecer espaço adequado de trabalho para os professores e de aprendizado para os alunos. Nos primeiros dias do ano passado, a administração fez melhoras significativas nas instalações da Escola Municipal “Júlio Praxedes Duarte”, localizada no Bairro Bandeirantes, que transformou completamente o ambiente, tornando a escola mais atrativa, ao ganhar jardim, bancos, pintura, além da derrubada de um muro que deixava a escola com aparência de um presídio. A comunidade escolar aprovou as mudanças e classificou a reforma e melhoramentos como de suma importância para todos.

No inicio deste mês de março, o município entregou a comunidade dos Bairros Tapirapuã e Santo Antônio (Cohab), uma escola completamente diferente da que estavam acostumados a freqüentar. A Escola Municipal “Caetano Dias” também foi completamente reformada, com a instalação de um jardim, a retirada do muro e colocação de grades, troca do piso de cimento por azulejo, reforma dos sanitários masculino e feminino, salas de aula e da quadra coberta “Menina Brunelly”. Mais uma vez, professores, pais de alunos e os próprios estudantes compareceram para elogiar as mudanças.

“Nossa preocupação é cada vez de oferecer o melhor para a comunidade e a educação é o ponto de partida para a mudança que queremos ver atingida com a comunidade, daí o investimento neste setor primordial” disse o prefeito da cidade.

 O município de Nortelândia atingiu nota superior à média estadual e nacional, alcançando a redução dos índices de abandono, retenção e distorção ciclo/ano, além do aumento no índice de progressão e na avaliação da Prova Brasil.

O Chefe de Governo Municipal observou que o resultado, também se deve ao comprometimento dos profissionais da educação, da gestão da secretaria afim, ou seja, aplica de modo quantitativo, mas, principalmente qualitativamente os recursos da Educação. “A expectativa de todos é melhorar cada vez mais esses índices, e isto refletir na qualidade da educação e de vida dos alunos e da população” ressaltou. .

A avaliação feita pelo TCE, é parte da resolução normativa que aponta indicadores na área de saúde e educação. Agora os resultados das políticas públicas serão considerados nas contas anuais de governo, para fins de emissão de alertas e recomendações. Nas contas anuais de gestão serão avaliadas, para fins de julgamento dos responsáveis pelas respectivas áreas, as ações executadas para melhoria dos resultados. Essa nova sistemática teve inicio na avaliação dos balancetes de 2008, e para 2009, foram observados os indicadores da educação como reprovação, abandono, atendimento a educação infantil, distorção, idade e série e nota da prova Brasil, com base em dados referentes ao ano de 2007 e 2008.





Fonte: ASCOM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/138847/visualizar/