Em conversa durante voo entre São Paulo e Cuiabá, Taques teria confirmado à pré-candidata à Presidência Marina Silva sua intenção de disputar cargo eletivo no pleito deste ano
Marina convida Taques para Senado
A ex-ministra do Meio Ambiente, senadora Marina Silva (PV), oficializou convite para que o procurador da República Pedro Taques filie-se ao PV e dispute o cargo de senador pela sigla. A informação foi confirmada por Marina neste sábado (20) durante visita à Lagoa Encantada, onde acontece a 20ª edição do projeto cuiabano Prefeitura em Movimento. “O PV tem discutido a filiação do procurador. Ele provavelmente disputará o Senado”, declarou a ex-ministra, após confirmar que o assunto foi tratado durante o voo entre São Paulo e Cuiabá, no qual foi acompanhada por Taques. Marina, que é pré-candidata à Presidência da República, ressalta que o procurador possui o perfil ideal para disputar um cargo eletivo pela sigla porque sempre foi um defensor do Estado e do meio ambiente. Agora aguarda a resposta dele.
Comenta-se que nos bastidores o nome dele é cotado até para disputar o Palácio Paiaguás, já que o partido tenta viabilizar um projeto político próprio no Estado. Neste caso, Taques pulverizaria ainda mais os votos numa hipotética disputa com os pré-candidatos ao governo Silval Barbosa (PMDB), Wilson Santos (PSDB) e Mauro Mendes (PSB). Neste cenário seria quase impossível que um dos candidatos “liquidasse a fatura” no primeiro turno.
Por enquanto, nada foi definido, mas Taques já teria confidenciado a amigos que decidiu se afastar do MPF, mesmo que não consiga viabilizar a sua candidatura. Entende que já contribuiu o suficiente e que agora trabalhará um projeto político ou iniciativa privada. Já recebeu, inclusive, um convite para atuar em um grande escritório de advocacia em São Paulo.
Elogios
Apesar de não ser do mesmo partido de Marina e de defender a candidatura do governador José Serra ao Palácio do Planalto, o prefeito da Capital Wilson Santos “rasgou elogios” a ex-ministra durante a visita à Lagoa Encantada. Afirmou que a candidatura dela será um divisor de águas para o país. “Ela tem uma biografia impressionante. Não é minha candidata, mas tenho muita simpatia por ela. Acredito que trará uma grande contribuição para as discussões e o meio ambiente ficará de fora dos debates eleitorais”, pondera Wilson.
Numa troca de elogios, a ex-ministra falou sobre a importância da recuperação da lagoa. “É muito importante o envolvimento do poder público juntamente com o conhecimento acadêmico. Isso nos ajuda a resolver vários problemas”, pontuou Marina, que se prometeu viabilizar mais recursos para os projetos no local. Ela ressaltou ainda que a iniciativa é importante porque demonstra que soluções para este tipo de problema podem ser feitas por todos os gestores, independente de partidos políticos. “Precisamos ter sempre uma visão, um processo e a estrutura para que as coisas deem certo”, pontuou.
Comentários