AMM quer manter proposta do Pré-Sal
O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios, Pedro Ferreira de Souza, visitou os municípios da região norte para levar os serviços da instituição e fortalecer o municipalismo no Estado. Na ocasião, ele ressaltou a luta da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), para sensibilizar os parlamentares sobre os royalties do Pré-sal.
Segundo ele, houve uma grande vitoria com a aprovação do projeto na Câmara dos Deputados, que determina a redistribuição dos recursos arrecadados com a extração do petróleo para todos os municípios brasileiros. “Esperamos agora que o Senado também siga a mesma decisão tomada pelos deputados já que o pré-sal é do povo e não apenas de dois Estados. Por esta razão, vamos nos mobilizar para garantir a votação do projeto pelos senadores”, disse ele.
Ferreira iniciou o percurso pelo município de Alta Floresta (803 km de Cuiabá), onde reuniu com a prefeita Maria Izaura Dias Alfonso para tratar de temas relacionados à administração municipal. Na ocasião, a prefeita informou que o município está desenvolvendo uma série de projetos e destacou o projeto de preservação de áreas verdes. Trata-se de um trabalho organizado com a participação dos municípios que integram o portal da Amazônia. Ela frisou que a primeira medida foi catalogar as espécies da flora existente no município.
O objetivo do projeto, conforme a prefeita de Alta Floresta, é o desenvolvimento sustentável, buscando a preservação das áreas na região urbana. “Temos a responsabilidade social com a preservação do meio ambiente. O crescimento da cidade também depende de um planejamento para que haja a conservação das florestas urbanas”, disse a prefeita.
No município de Carlinda (762 km de Cuiabá), o presidente da AMM também se reuniu com o prefeito Odorovaldo Antonio. O prefeito ressaltou que o município necessita de recursos para várias ações. Com relação ao desenvolvimento regional, ele destacou a importância da BR-163 para a população da região norte, especialmente pela localização do município. Outro tema discutido foi a situação dos assentamentos. “Precisamos dotar as áreas assentadas de melhor estrutura para o fortalecimento da agricultura familiar” disse o prefeito.
Comentários