Projeto visa reduzir trabalho infantil no Estado
Mato Grosso é o sétimo estado no país com maior incidência de trabalho infantil. Para enfrentar esta situação, o Ministério Público do Trabalho (MPT) passa a ter novos aliados. São os próprios alunos das escolas municipais, que participarão do projeto "MPT na Escola".
O procurador chefe do MPT, José Pedro dos Reis enfatiza que Mato Grosso sai na frente com a iniciativa e já serve de exemplo para outros estados. A metodologia de trabalho visa orientar as crianças e adolescentes sobre seus direitos, principalmente sobre a exploração da mão-de-obra infantil.
Para que isso seja possível, os professores da rede receberão uma capacitação de procuradores do trabalho e o material didático será fornecido pelo próprio MPT. Desta forma, poderão abordar o tema em sala de aula, e, ainda, promoverem atividades que possibilitem o debate com toda a comunidade, tornando o assunto de conhecimento dos pais, funcionários e colaboradores.
"É com a prevenção, educando desde as crianças, que vamos conseguir reduzir este tipo de crime".
De acordo com o secretário Municipal de Educação, Carlos Carlão do Nascimento, o projeto será implantado gradativamente em todas as escolas da rede, atendendo cerca de 32 mil alunos, dentre eles os 12 mil que estudam em tempo integral e que participam de atividades educativas, culturais e esportivas no período inverso ao que estudam.
Além de Cuiabá, o projeto é desenvolvido em outras cidades mato-grossenses, dentre elas Rondonópolis, Sinop, Alta Floresta e São Félix do Araguaia.
Comentários