92 mil crianças exploradas em MT
O último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizado em 2008, apontou que 92 mil crianças com idade entre 5 e 17 anos estavam ocupadas em Mato Grosso, o que representa que 12% da população nesta faixa etária era explorada. No Estado, nos últimos 10 anos, o Ministério do Trabalho encontrou 222 crianças trabalhando ilegalmente. Em Cuiabá, foram encontradas 56 crianças em situações irregulares. Várzea Grande é o segundo, com 44 casos de trabalho infantil. Em seguida vem Rondonópolis (19 crianças resgatadas), Tangará da Serra (9), Juara (6), Primavera do Leste e Sinop, 7 cada.
As crianças desempenhavam todo tipo de atividade, desde domésticas até as de alto risco. Foram encontradas em atividades agrícolas, em madeireiras, na construção civil, trabalhando em carvoarias, armazéns, hotéis, comércio ambulante, lanchonetes, e até na fabricação de móveis.
Em todos os casos, o Ministério acionou os órgãos e entidades de proteção à criança e adolescente e elaborou auto de infração contra os responsáveis. Em alguns casos, as crianças também eram encaminhadas ao Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). Para garantir que a criança não retorne à ilegalidade, a família recebe uma bolsa mensal por cada filho, desde que este esteja frequentando a escola e as atividades do programa. (TR)
Comentários