Como quem joga contra o lanterna do Campeonato Espanhol, o Barcelona eliminou nesta quarta-feira o Stuttgart da Liga dos Campeões. Jogando em casa, no Camp Nou, o time catalão atuou em velocidade de cruzeiro e não teve problemas para vencer por 4 a 0. Messi (dois), Pedro e Bojan fizeram os gols da partida, todos muito bonitos.
O resultado levou o Barça à fase de quartas de final. O adversário será conhecido nesta sexta-feira, quando a Uefa fará o sorteio para o cruzamento entre os oito classificados (além do Barcelona, também seguem vivos Bayern de Munique, Lyon, Manchester United, Arsenal, CSKA Moscou, Inter de Milão e Bordeaux).
Como havia empatado o jogo de ida por 1 a 1, o Barça entrou em campo nesta quarta podendo jogar por uma igualdade sem gols. A necessidade de balançar a rede fez com que o Stuttgart começasse a partida tentando o ataque, principalmente com o brasileiro naturalizado alemão Cacau e o russo Pogrebnyak. Mas não houve tempo para que os visitantes se animassem.
Antes de a bola rolar, Messi doou € 100 mil à Cruz Vermelha. O valor é referente ao prêmio que o argentino recebeu da Uefa por ter sido eleito o melhor atacante do futebol europeu em 2009
Logo aos 13 minutos, o Barcelona, que teve os laterais Daniel Alves e Maxwell titulares, abriu o placar. Messi pegou a bola na intermediária e foi conduzindo, acompanhado de perto mas nunca combatido pela defesa do Stuttgart. Ao chegar próximo à grande área, o argentino soltou uma bomba de canhota e acertou o ângulo do goleiro Lehmann, que nem viu por onde a bola entrou.
O Stuttgart acusou o golpe e, aos 22, levou o segundo. Messi fez passe rápido na esquerda para Touré, que entrou livre ao lado da área. O marfinense rolou bola com açúcar para Pedro, que só teve o trabalho de empurrar para a rede.
Trasch, do Stuttgart, tenta buscar o ataque, marcado de perto por Yaya Touré
Daí em diante, a parada praticamente ficou resolvida. O Stuttgart precisava fazer dois gols para se classificar e não esteve perto de fazer nem sequer um. O Barcelona levou o jogo a seu gosto e fez o tempo passar.
Na etapa final, em mais uma bela jogada, os donos da casa fecharam o caixão. Pedro tocou bola na direita para Daniel Alves, que serviu Messi com um passe de letra. Messi girou na meia-lua e emendou rasteiro. Lehmann ainda tocou na bola, mas não evitou o segundo gol do argentino.
Jogadores do Barcelona se abraçam: cena se repetiu quatro vezes na partida
Já com Ibrahimovic em campo (Henry foi titular ao lado de Messi e Pedro), o Barça ainda criou uma ou outra chance para ampliar o placar. Mas o quarto gol surgiu apenas aos 44 minutos. Em seu primeiro lance em campo, Bojan, que entrara na vaga de Iniesta, recebeu ótimo passe de Ibra e tocou com estilo na saída de Lehmann para fechar a festa.
O caminho está aberto para o bi do Barcelona na Liga dos Campeões. O time pode ter a chance de ser coroado na casa do maior rival, o Real Madrid. Afinal, a decisão da atual edição da Liga dos Campeões será disputada no estádio Santiago Bernabéu, em 22 de maio.
Ficha técnica:
BARCELONA 4 x 0 STUTTGART | |
Valdés, Daniel Alves, Piqué, Puyol e Maxwell; Touré, Busquets (Ibrahimovic) e Iniesta (Bojan); Messi, Henry e Pedro (Milito). | Lehmann, Celozzi (Gebhart), Niedermeier, Delpierre e Molinaro; Kuzmanovic, Träsch, Khedira e Hleb; Cacau e Pogrebnyak (Marica). |
Técnico: Pep Guardiola. | Técnico: Christian Gross. |
Gols: Messi, aos 13, e Pedro, aos 22 minutos do primeiro tempo; Messi, aos 15, e Bojan, aos 44 minutos do segundo tempo. | |
Cartões amarelos: Kuzmanovic, Lehmann e Pogrebnyak (STU). | |
Estádio: Camp Nou, Barcelona (ESP). Data: 17/03/2010. Árbitro: Alain Hamer (LUX). Auxiliares: François Mangen (LUX) e Mark Simons (BEL). |
Comentários