Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 17 de Março de 2010 às 17:25
Por: Mariana Londres

    Imprimir


O Sisu (Sistema de Seleção Unificado) terminou a primeira edição com uma sobra de 7.111 vagas. De acordo com o MEC (Ministério da Educação), 85% das vagas foram preenchidas: das 47.900 oferecidas, 40.789 já estão ocupadas.

 

A secretária de Educação Superior do ministério, Maria Paula Dallari Bucci, considera o resultado positivo.

- Atingiremos até o fim dessa semana, com uso da lista de espera, seja do Sisu ou do vestibular, mais de 95% das vagas preenchidas, que é a média histórica das universidades. Não há razão para não acreditar que matrículas não se completem pela lista que temos.

De acordo com o balanço oficial, divulgado nesta quarta-feira (14), a lista de espera tem 136 mil candidatos relacionados. Esse número, quase 20 candidatos por vaga, deve ocupar a sobra no sistema, garante Maria Paula.

Em relação aos estudantes que, por uma falha do sistema, tinham vaga garantida e depois perderam a matrícula, a secretária disse que espera resolver o problema nas próximas semanas.

- Houve desalinhamento de número de vagas disponíveis. Acredito que a maioria desses estudantes poderá entrar por lista de espera e que serão convocados em breve. Se houver residual, esses casos terão que ser estudados caso a caso e junto às universidades.

As instituições se comprometeram, de acordo com o MEC, a preencher todas as vagas que sobraram. Para Maria Paula, o sistema trouxe um avanço em relação à mobilidade estudantil.

- Tínhamos índice baixo de mobilidade e, agora, alunos poderão conhecer outras universidades.

Universidades federais desistiram do preenchimento pelo sistema online do governo, após as rodadas do sistema indicar matrículas não efetivadas. As instituições começaram, já nesta quarta-feira, a fazer chamadas próprias para as vagas remanescentes do Sisu.





Fonte: do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/139386/visualizar/