Repórter News - reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Terça - 16 de Março de 2010 às 19:35
Por: Sergio Roberto

    Imprimir


O prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), será o candidato da aliança entre tucanos e democratas na disputa pelo governo do Estado. Santos superou o senador Jayme Campos (DEM) nas pesquisas Vox Populi - um ponto percentual de vantagem - e no Ibope - cinco pontos.

Com a definição pelo candidato tucano, a composição agora busca um nome entre as forças aliadas para a vaga de vice na chapa majoritária estadual. Conforme o acordo, o vice deverá ser indicado pelo DEM. Já para o Senado, a união DEM-PSDB segue estudando algumas opções entre os partidos que poderão compor a coligação.

Além da disputa pelo governo do Estado e pela presidência, a definição da chapa majoritária da oposição terá muitos reflexos no quadro de candidaturas das proporcionais. Por exemplo, a candidatura de Wilson Santos ao Paiaguás deverá significar um nome tucano na disputa por uma vaga na Assembléia Legislativa em Tangará da Serra. Os nomes mais cotados, segundo informações, seriam do ex-prefeito Saturnino Masson – hoje suplente de deputado federal - e do ex-vereador Francisco Dantas Garcia – popular Chiquinho.

Já o DEM deverá ficar de fora da disputa. O partido reunirá suas lideranças nos próximos dias para discutir a atual conjuntura e há dois caminhos que poderão ser trilhados pelos democratas no município: ou a direção do partido libera seus membros para optar, ou define apoio a uma candidatura específica à Assembléia Legislativa. Segundo o presidente do diretório do DEM em Tangará da Serra, Jaime Muraro, embora as conversações sobre uma possível candidatura ainda estejam em aberto, a grande questão da sigla em relação a uma disputa diz respeito ao palanque. “Hoje, em princípio, não teríamos palanque”, admitiu o dirigente.

OBSTÁCULOS - A vitória de Wilson Santos na disputa interna com Jayme Campos na coligação evidenciou algumas dificuldades iniciais ao candidato tucano. Por exemplo, embora Campos tenha garantido que vá subir no palanque e colocar toda sua estrutura em favor de Wilson, nenhum deputado democrata esteve presente na reunião que o definiu como candidato na tarde da última sexta-feira, na Assembléia Legislativa.

Já como candidato ao governo do Estado e confirmando que entrega dia 30 a prefeitura de Cuiabá para o vice, Chico Galindo (PTB), Wilson Santos esteve na AL acompanhado do senador Jayme Campos, mas nenhum deputado democrata apareceu. Wilson e Jayme se reuniram apenas com o presidente da casa, José Geraldo Riva (PP), que também preferiu não participar do lançamento oficial da candidatura.

Por sinal, conquistar o apoio de Riva será outro desafio para Santos, uma vez que o presidente da AL já havia declarado apoio incondicional ao senador Jayme Campos caso este fosse confirmado candidato ao governo. O PP ainda discute se acompanhará o grupo governista – formalizando apoio ao peemedebista Silval Barbosa – ou se firma acordo na oposição para apoiar Wilson Santos. A decisão dos progressistas terá peso importante no pleito em função da influência e potencial eleitoral de José Riva e da liderança do deputado federal Pedro Henry, que preside a sigla no estado. 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/139537/visualizar/