Professores param hoje em todo país
Hoje não haverá aula em Mato Grosso. Os profissionais da educação vão paralisar as atividades nos 141 municípios. São cerca de 600 mil estudantes e 30 mil profissionais que seguem o ato nacional para a exigência do pagamento do piso salarial de R$ 1.312 aos professores. No Estado, apenas 5% dos municípios pagam este valor.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso, cada município terá um planejamento próprio de manifestação, mas, no geral, haverá reuniões, audiências com representantes do poder público e passeatas. Haverá concentração na Câmara Municipal de Cuiabá às 7h30.
Em nível nacional, a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) vai se reunir com o Ministro da Educação, às 10h, para que assuma com mais determinação a defesa da Lei do Piso; e com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para apresentar novas razões contra a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) movida por governadores de cinco estados contra a Lei do Piso.
Além disso, já foi solicitada uma audiência ao Presidente Lula para discutir questões referentes ao Piso e à Carreira dos Profissionais de Educação. O Piso Salarial Nacional é uma reivindicação histórica da CNTE, pois é visto como um instrumento de valorização profissional e de correção de distorções salariais entre os educadores de todo país.
Entre as reivindicações estão ainda a não criação dos pisos regionais e que parte do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) não seja usado para o transporte escolar.
Comentários