Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 16 de Março de 2010 às 04:05

    Imprimir


Um terremoto secundário de 6,7 graus de magnitude na escala Richter na noite desta segunda-feira gerou temor nas cidades chilenas de Concepción e Talcahuano, duas das mais castigadas pelo terremoto principal de 27 de fevereiro, apesar de até o momento não haver informações sobre vítimas ou danos materiais.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o abalo aconteceu às 23h22 pelo horário local (o mesmo de Brasília), e o epicentro ficou a 75 km a noroeste de Concepción, segunda cidade mais povoada do país, cerca de 520 km ao sul de Santiago.

O Escritório Nacional de Emergência (Onemi, na sigla em espanhol) informou que o Serviço Hidrográfico Oceanográfico da Armada (SHOA) descartou alerta de tsunami para a região. No entanto, segundo informou a imprensa local, muitas pessoas em Concepción e na cidade portuária de Talcahuano, distantes entre si cerca de 15 km, fugiram apavoradas em direção a colinas que ficam próximas. Além disso, houve cortes de energia elétrica e nas redes de telefonia celular.

No terremoto de 27 de fevereiro, que causou quinhentas mortes segundo o balanço oficial provisório, a falta de coordenação entre o SHOA e a Onemi fez com que a população não fosse alertada oportunamente do risco de tsunami, o que gerou certa desconfiança em relação às informações prestadas pelas autoridades.

O terremoto secundário registrado nesta segunda é um dos mais fortes nas últimas duas semanas, junto com os ocorridos no último dia 11 (dia da posse do presidente Sebastián Piñera), quando dois tremores registraram 4,9 e 6,9 graus na escala Richter. Depois da forte réplica desta segunda-feira houve segundo tremor de 5,5 graus às 0h04, com epicentro no mesmo lugar.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/139666/visualizar/