Traçado de nova ferrovia cortará 59 municípios
O diretor de projetos da Valec, João Bosco, apresentou nesta segunda-feira o projeto da Ferrovia Centro-Oeste, todo o traçado 1.602 quilômetros. A Valec é a empresa que fará a obra. No video, foi mostrado o trajeto a ser percorrido, com arte gráfica, percorrendo as áreas por onde passarão os trilhos. Em Mato Grosso, 59 municipios serão "cortados" pelos trens tranportando a produção agrícola e produtos madeireiros. Um terminal será construído em Lucas do Rio Verde, Mato Grosso, embarcando principalmente os grãos produzidos em Lucas, Sorriso e Sinop, Nova Mutum e demais municípios.
Conforme Bosco, de Goiás até Lucas do Rio Verde o projeto está concluido, feito todo o levantamento técnico e, se aprovado, a licença prévia sai até o o final deste ano permitindo o início das obras. O governo planeja construir a ferrovia em 4 anos, com investimento total de R$ 6,4 bilhões. De Lucas até Vilhena (Rondônia) serão 1.004 km. Chegando lá, os produtos serão embarcados em navios e vão para o exterior.
O presidente do DNIT, Luiz Pagot, disse também que foi tomado cuidado para o traçado não se aproximar de reservas indígenas.
O governador Blairo Maggi, o vice, Sival Barbosa, a senadora Serys Slhessarenko, deputados, prefeitos, presidentes da Aprosoja, Famato, sindicatos rurais e associações comerciais estão conhecendo o projeto, que também será apresentado em Uruaçu (GO) e Água Boa (MT). A primeira audiência foi no sábado, em Vilhena (RO).
Comentários