Atentado mata pelo menos dez pessoas no Paquistão
Pelo menos dez pessoas morreram e 12 ficaram feridas em um atentado suicida neste sábado contra um posto de controle da Polícia no vale de Swat, no noroeste do Paquistão, informou uma fonte oficial.
O ataque aconteceu por volta das 8h45 locais (0h45 em Brasília), junto a um tribunal da cidade de Mingora, a maior do distrito de Swat, segundo a fonte, citada pela Dawn TV. De acordo com a versão divulgada pela imprensa local, o suicida fez com que veículo carregado de explosivos que dirigia se chocasse contra o posto de controle policial.
As forças de segurança isolaram a zona e impuseram um toque de recolher temporário, enquanto o comércio fechou suas portas após o ataque, segundo o canal Geo TV. O exército iniciou no final de abril de 2009 uma grande operação em Swat e outros distritos próximos contra a insurgência talibã, que tomou controle de várias partes do vale.
A ofensiva forçou o êxodo de quase três milhões de civis, mas a maioria retornou ao local nos últimos meses. Embora os combates entre militares e fundamentalistas sejam esporádicos e em áreas isoladas dos núcleos urbanos de Swat, no vale ainda há um grande número de tropas e ocasionalmente são registrados fatos violentos como o deste sábado.
As forças de segurança paquistanesas também têm frentes abertas contra a insurgência em outros pontos do noroeste e em várias áreas do cinto tribal fronteiriço com o Afeganistão.
Os fundamentalistas respondem com sucessivas ondas terroristas tanto no noroeste como nas grandes cidades paquistanesas, como o duplo atentado suicida seguido de uma série de explosões que ontem causaram a morte de mais de 40 pessoas na cidade de Lahore, no leste do país.
Comentários