Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 13 de Março de 2010 às 06:05
Por: Clarice Navarro Diório

    Imprimir


Juiz local avalia que recursos deveriam voltar à região, onde 80% dos crimes têm relação com drogas
Juiz local avalia que recursos deveriam voltar à região, onde 80% dos crimes têm relação com drogas

Mais de 100 veículos irão a leilão por determinação da Justiça Federal em Cáceres no mês de junho. O dia ainda não está definido, mas será na primeira semana do mês, quando acontece a Semana Nacional Anti-drogas. São veículos apreendidos em operações de combate ao narcotráfico. Após o trâmite processual em julgado, e dado o perdimento em favor da União, os bens podem ser leiloados, através da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública e o Conselho Estadual de Políticas Públicas Anti-drogas de Mato Grosso (Conen).

São veículos de várias marcas e modelos que hoje se encontram nos pátios da 4ª Ciretran de Cáceres. Por falta de espaço para tantos carros e motos, a Ciretran está usando um segundo pátio nos fundos da prefeitura. Os bens ficam expostos à ação do tempo e, rapidamente se deterioram, ocasionando a perda do valor.

São carros oriundos do tráfico de entorpecentes ou a serviço dele. O valor arrecadado no leilão é destinado não só aos aparelhos de segurança para o combate ao narcotráfico, como para os atendimentos a dependentes que precisam de tratamento de desintoxicação.

Articulador da realização do leilão junto ao Conen, o juiz criminal da comarca de Cáceres Geraldo Fidelis afirma que o ideal seria que a arrecadação do leilão fosse empregada na região. Ele destacou a complexidade do problema devido, principalmente, a extensa área de fronteira Brasil-Bolívia em Mato Grosso. São mais de 900 quilômetros de divisa, sendo 700 deles de fronteira seca, com inúmeros caminhos não oficiais que facilitam a entrada da droga oriunda da Bolívia no Brasil.

A ação diária dos traficantes faz crescer a cada dia o número de dependentes e de pessoas afetadas pela droga. São doentes e famílias desestruturadas em toda a região que não têm atendimento especializado. Cáceres conta hoje com apenas uma clínica de atendimento a dependentes químicos, e apenas recentemente tomou posse o Conselho Municipal de Combate às Drogas.

“Existe um trabalho de prevenção feito nas escolas pela Polícia Militar, há a efetiva ação das polícias no combate, mas o tráfico só cresce, precisa ser ainda mais combatido”, afirma o juiz. Segundo ele, dados de 21 de janeiro de 2010 apontam que as 3 Varas Criminais e a Vara da Infância e Juventude da comarca possuem ao todo 7.876 processos alusivos a crimes e a atos infracionais (crimes cometidos por adolescentes). “Deste número, com certeza, mais de 6 mil estão relacionados direta ou indiretamente com o narcotráfico, posto que o furto, o roubo, a receptação ocorrem aqui para alimentar o vício em entorpecentes nas bocas-de-fumo, além do tráfico de drogas propriamente dito”, comenta Fidelis.

Além de ações de reforço como a realização de leilões, o juiz cita, no caso de Cáceres, as obras de ampliação da Delegacia de Polícia Federal, que passará a contar com uma estrutura bem maior, incluindo um heliporto e o aumento considerável de efetivo, e a construção de um canil que irá abrigar cães farejadores – uma parceria entre as forças de segurança presentes no município.

Para o leilão de junho, os processos estão já separados e passando por avaliação, para se verificar qual a quantidade deles em que há perdimento de bens para a União. “Já temos a estimativa de que mais de 100 carros estão aptos ao leilão”, completa o juiz.

A Lei 11.343 prevê a realização deste tipo de ação e especifica que 80% do montante arrecadado fiquem para o Estado, para a aplicação em projetos anti-drogas.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/139979/visualizar/