Pesquisas apontaram que o prefeito Wilson Santos está na frente de Jayme Campos e será candidato ao governo de Mato Grosso
Candidato, Wilson Santos renuncia no dia 30
O prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB), é oficialmente candidato ao governo de Mato Grosso na composição com DEM e PTB. Ontem à tarde, na Assembleia Legislativa, ele e o senador Jayme Campos (DEM) apresentaram o resultado das pesquisas eleitorais realizadas no final de fevereiro mostrando qual dos dois é o preferido da população para ser governador.
Nas pesquisas feitas pelos institutos Vox Populi e Ibope, tanto Wilson quanto Jayme aparecem na frente dos outros adversários: o vice-governador Silval Barbosa (PMDB), o empresário Mauro Mendes (PSB) e o procurador Mauro (Psol). Em ambos os cenários, os dois não se enfrentam.
No Ibope, a diferença entre Wilson Santos e Silval Barbosa é um ponto percentual a mais do que a diferença entre Jayme e o peemedebista. Na Vox Populi, é de cinco. Os números não foram divulgados porque as pesquisas não estão registradas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
As pesquisas foram realizadas do dia 25 a 27 de fevereiro em diversas cidades do Estado, tanto cidades-pólos, quanto em municípios menores, e ouviu 1.001 pessoas.
Wilson afirmou que deixa a prefeitura no dia 30 de março e a partir do dia 15 de abril começa a viajar pelo interior. Apesar de revelarem o resultado só na tarde de ontem, os dois já tinham aberto os envelopes com os resultados às 10h15, na Antecipar, empresa do ex-senador tucano, Antero Paes de Barros.
No encontro, além de Antero, também estavam presentes os democratas Júlio Campos, irmão de Jayme; o presidente do partido, Oscar Ribeiro; e o deputado estadual Dilceu Dal Bosco, um dos possíveis nomes para ser vice-governador na chapa.
Quando o resultado foi conhecido, Wilson fez um agradecimento emocionado a Jayme, que ficou triste por não ter vencido, mas se disse aliviado por enfim a composição já ter um nome certo para a candidatura ao governo.
Wilson Santos ressaltou durante a coletiva que esse acordo entre democratas e tucanos está selado há mais de nove meses, inclusive a forma de escolha do candidato da aliança. Desde o ano passado os dois declararam que DEM e PSBD estariam juntos na corrida ao governo e que, dependendo de pesquisas eleitorais, Wilson ou Jayme seria o candidato com o apoio do outro.
Pelo trato, cabe agora ao DEM indicar um candidato para ser o vice ou então para o senador. Além de Dal Bosco, também são cogitados para o posto de vice-governador o deputado estadual José Domingos Fraga e o prefeito de Alto Garças, Roland Trentine.
Já oficializado seu nome ao governo, durante a coletiva Wilson fez discurso de candidato. Muito emocionado lembrou-se de sua trajetória, da época em que trabalhava como jornaleiro até chegar a prefeito de Cuiabá. “Eu nunca esquecerei Cuiabá, jamais esquecerei a minha Cuiabá”, enfatizou o prefeito.
Durante a campanha para reeleição em 2008, acuado pelos adversários que diziam que ele não ficaria por muito a frente da prefeitura, o tucano afirmou que não deixaria o Executivo. Diante disso, o prefeito afirmou que a sociedade “é soberana e saberá avaliar o que é melhor para Cuiabá”, disse o prefeito.
Comentários