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Economia
Sexta - 12 de Março de 2010 às 05:52
Por: Marianna Peres

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Mato Grosso teve a melhor performance nas vendas do comércio varejistas em janeiro deste ano, ao registrar incremento de 18,2% em relação a igual período de 2009. O desempenho mensurado pelo IBGE, garante ao Estado a primeira colocação no ranking nacional que inclui todos os estados mais o Distrito Federal. Neste mesmo período de análise, o varejo brasileiro avançou 10,4%.

Como aponta a Pesquisa Mensal do Comércio, todos os estados tiveram variação positiva em relação a janeiro de 2009. Além de Mato Grosso são destaques do levantamento, Acre (17,9%), Amapá (17,1%), Goiás (15,4%) e Ceará (13,2%). Os dois menores crescimentos foram observados em Mato Grosso do Sul (4,3%) e Tocantins (2,5%).

Nos últimos três meses analisados pelo Instituto – novembro, dezembro e janeiro – o incremento sobre as vendas já mostrava percentuais acima da média nacional. Em novembro, o volume de vendas superou em 9,9% o mesmo período do ano anterior, em dezembro 17,6% e em janeiro 18,2%.

Dentro da metodologia utilizada pelo IBGE, além da vendas do varejo, são incluídos outros segmentos que formam o ‘Comércio Varejista Ampliado, varejo (tecidos, hiper e supermercados, combustíveis e calçados e produtos de higiene, etc) e mais as atividades de veículos, motos, partes e peças e materiais de construção. Na versão ampliada, o resultado de janeiro deste ano, no Brasil, revela incremento de 10,3%, em relação a janeiro de 2009. Todas as unidades da federação também tiveram performance positiva no ampliado.

Regionalmente, no comércio ampliado, Mato Grosso cede a primeira posição para Rondônia (21,1%) e fica com a quinta colocação do ranking nacional (13,5%), atrás de Tocantins (19,1%), Ceará (16,0%) e Espírito Santo (15,5%).

REPERCUSSÃO – Para o vice-presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso (Fecomércio/MT), Hermes Martins, os números do IBGE surpreenderam e foram muito bem recebidos. “Refletem a estabilidade da economia, a confiança do empresariado e bom momento pelo qual passa o Estado”.

Segundo o dirigente, para assegurar bons volumes em vendas, as liquidações/queimas de estoques neste início de ano, - ações que até neste mês de março são vistas no comércio – estimularam o consumo. “Mato Grosso terá uma supersafra e isso é um excelente indicador para o empresário. As perspectivas para 2010 são as melhores. Na manutenção do momento atual, teremos um ano de muitas vendas e de ampliação da base de empregados no comércio”. Martins acrescenta ainda que dentro deste panorama, 2010 chegará ao fim com alta de pelo menos 15% sobre as vendas totais do ano passado. “Em 2009, o comércio reagiu durante o período pós-crise e contabilizou balanço positivo, fechando com expansão de cerca de 6%”.

A fecomércio/MT destaca que janeiro, apesar de ser um mês de férias, vem registrando ano a ano um bom volume de vendas, resultado sustentado pelos empresários que liquidam estoques remanescentes. “O consumidor se acostumou e se prepara para temporada de ofertas e isso move muito a economia”.

O Diário, no início desta semana, já antecipava o comportamento positivo do comércio da Capital. Segundo dados sobre consultas do Serviço de Proteção ao Crédito CPC) da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), houve no primeiro bimestre deste ano expansão de 5,39% nas vendas no, em comparação com igual período de 2009. Isto não ocorria há mais de dez anos. “As vendas estão firmes e tendem a se manter aquecidas durante todo o semestre”, aponta o presidente da CDL, José Alberto Aguiar. Ainda segundo ele, motivos para esta euforia não faltam. “Temos uma economia estabilizada, situação de equilíbrio para o comércio e um cenário muito favorável pela frente”.






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