Repórter News - reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Sexta - 12 de Março de 2010 às 04:47
Por: Sonia Fiori

    Imprimir


Senador Jayme Campos promete apoio irrestrito se Wilson sair vencedor na disputa ao governo
Senador Jayme Campos promete apoio irrestrito se Wilson sair vencedor na disputa ao governo

O nome do candidato ao governo da oposição, fruto da aliança entre o PSDB e o DEM estadual, será conhecido hoje, em reunião entre os principais líderes das duas legendas, senador democrata Jayme Campos e prefeito tucano Wilson Santos, marcada para as 15h. Em seguida, às 16h, ambos concedem entrevista coletiva à imprensa, na Capital. No encontro, será apresentado o resultado das pesquisas qualitativas e quantitativas encomendadas aos institutos Ibope e Vox Populi que referendam o líder da majoritária.

Uma consulta pública paralela, feita pela antecipar – empresa do ex-senador Antero Paes de Barros e marqueteiro do tucano – no mesmo período que os dois institutos nacionais estavam em campo no Estado mostra que o prefeito está à frente e será o candidato da oposição.

A pesquisa realizada pelo instituto Ibope foi repassada para o marqueteiro Paulo Leite, em São Paulo, na quarta-feira. Ontem ele teve acesso ao estudo feito pelo instituto Vox Populi, em Minas Gerais. Conforme o acordo, prevalecerá como candidato ao Palácio Paiaguás o líder dos estudos eleitorais, nem que a margem de preferência seja a menor possível.

As pesquisas não foram registradas no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), portanto, não deverão ser divulgadas pela imprensa sob pena de punição, conforme prevê a legislação. Tanto o prefeito Wilson Santos como o senador Jayme Campos asseguram que irão cumprir na íntegra o pacto, ou seja, que respeitarão o resultado dos estudos. Recentemente o gestor tucano anunciou que caso seu nome não fosse o escolhido para a liderança da chapa, não deixará o comando do Palácio Alencastro. O nome de Wilson havia sido cogitado para assumir vaga de candidato ao Senado – mas ele refuta essa ou outra possibilidade que não seja a de candidato ao governo.

Após a definição do candidato ao governo, as duas siglas se unem em torno da cooptação de aliados para o plano de conquistar o comando do Estado. Entre as legendas que poderão selar composição consta o PPS. Presidente da nacional do PPS, Roberto Freire destaca sua preferência por uma aliança no Estado entre o partido e os tucanos. Em âmbito nacional, o PPS apoia o presidenciável, governador de São Paulo, José Serra (PSDB). Contudo, a resistência à composição parte do presidente estadual do PPS, Percival Muniz, que tenta se unir ao bloco composto pelo PSB e PDT.

O PSDB e o DEM contam, desde já, com aval do PTB para a aliança que enfrentará adversários como o vice-governador Silval Barbosa (PMDB). Temendo a força dos tucanos e democratas, o grupo político integrado pelo PR, PMDB e PT usa a estratégia de cooptar o PSB – que traria para a majoritária, em tese, o empresário Mauro Mendes.

Na avaliação do presidente estadual do DEM, Oscar Ribeiro, tanto o senador Jayme Campos como o prefeito Wilson Santos são candidatos de reconhecido potencial eleitoral. Nesse sentido, ele entende que são grandes as chances de obter vitória nas urnas nas eleições de 2010. “Nenhuma eleição é fácil e todos os candidatos avaliados até agora tem boas condições de vencer. Mas tanto o senador Jayme Campos como o prefeito têm chances promissoras para vencer”, disse.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/140138/visualizar/