Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 11 de Março de 2010 às 15:59
Por: Meire Zanelato

    Imprimir


O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti) está presente em 91 municípios de Mato Grosso, prestando um atendimento a 17,6 mil crianças. Na mais recente ampliação, no fim de 2009, o município de Canarana foi incluído e passou a receber os recursos do programa. Um total de R$ 4,4 milhões foram investidos no atendimento a crianças e adolescentes em situações de risco ou trabalho infantil em Mato Grosso.

A coordenadora do programa, Laurair Grossi, explica que o valor dos recursos aplicados em 2009 foi maior que no ano anterior. “Houve um pequeno aumento em comparação com 2008, quando foram repassados R$ 3,9 milhões”, informa Laurair.

Segundo a coordenadora, um mapeamento do trabalho infantil nos municípios atendidos pelo Peti, mostrou que o tipo de trabalho que mais prevaleceu antes da inclusão no programa envolve atividades de vendedores ambulantes (38%), catadores de latinhas (16%), trabalho doméstico e babá (15%).

PETI

O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil compõe o Sistema Único de Assistência Social (Suas) com duas ações articuladas – o serviço socioeducativo ofertado a crianças e adolescentes afastados do trabalho precoce, e a transferência de renda para as famílias, além de prever ações sócioassistenciais com foco na família. O objetivo do programa, que tem como público alvo crianças e adolescentes em situações de trabalho e com até 16 anos, é erradicar todas as formas de trabalho infantil, e desenvolver ações de resgate da cidadania de seus usuários e inclusão social de suas famílias.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/140203/visualizar/