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Economia
Quinta - 11 de Março de 2010 às 15:10

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A América Latina Logística (ALL), responsável pela construção da Ferrovia Vicente Vuolo, corre o risco de perder a concessão se não cumprir o prazo dado pelo Governo Federal para a chegada dos trilhos até Rondonópolis, prevista para o final de 2010. O alerta foi dado pelo diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, Luiz Antônio Pagot.  Segundo ELE, no ritmo em que as obras estão – entre Alto Araguaia e Rondonópolis – a ALL não vai conseguir cumprir o prazo e poderá perder a concessão.

O diretor geral do Dnit disse já ter conversado sobre o assunto com o presidente do Supremo Tribunal Federal, o mato-grossense Gilmar Mendes, a quem classificou de novo parceiro na luta do povo de Mato Grosso para ver os trilhos chegarem a Cuiabá. “Há brechas na legislação que permitem que o trecho entre Alto Araguaia/Rondonópolis e de Rondonópolis/Cuiabá seja assumido por outra empresa”, disse ele.

Ainda segundo Pagot, já existe uma empresa interessada na construção desses dois trechos e na execução de um projeto que levaria os trilhos até Diamantino – cidade onde nasceu o ministro Gilmar Mendes.

A Ferrovia Vicente Vuolo começou a ser idealizada ainda no final do século XIX pelo escritor Euclides da Cunha, mas só começou a sair do papel na segunda metade do século passado, quando o ex-senador de Mato Grosso, Vicente Vuolo, começou a luta pela construção dos trilhos. Hoje, a ferrovia possui terminais de carga em Alto Taquari e Alto Araguaia, no Sul de Mato Grosso.

Apesar da demora, ela continua sendo uma grande alternativa para o escoamento da produção, principalmente após a sua interligação com a Ferrovia Norte-Sul, que está sendo construída pela Valec e vai ligar o porto de Santos (SP) ao de Itaqui (no Maranhão). A interligação entre as duas ferrovias se dará, conforme o projeto, na divisa entre os estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Mas Mato Grosso pode ver outra ferrovia ser concluída antes mesmo da tão sonhada Ferrovia Vicente Vuolo. É a Ferrovia de Integração Centro-Oeste, cujo projeto será apresentado, nesta segunda-feira, pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Roussef, em Lucas do Rio Verde.

A obra foi incluída no PAC e a intenção do Governo Federal é vê-la concluída em quatro anos. A Ferrovia de Integração Centro-Oeste vai cruzar o estado de Mato Grosso de Leste a Oeste, iniciando na cidade de Uruaçu/GO até o município de Vilhena em Rondônia, passando por Lucas do Rio Verde.

Técnicos do Governo Federal e políticos de Mato Grosso já sonham em ver as três ferrovias (Vicente Vuolo, Norte-Sul e Centro-Oeste) interligadas com a construção de um ramal na Ferrovia Vicente Vuolo entre Cuiabá e Lucas do Rio Verde, o que mudaria todo o modal de transporte de grãos do Estado. Para isso, pretendem intensificar a luta para acelerar a chega dos trilhos da Ferrovia Vicente Vuolo a Rondonópolis e, nessa luta, já começam a avaliar as vantagens da cassação da concessão dada à América Latina Logística. Se todos esses projetos vão se tornar realidade, só o tempo dirá.






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