O governador Blairo Maggi entregou kit de equipamentos para as escolas que ofertam Ensino Médio Integrado à Educação Profisisonal (EMIEP).
Governo de Mato Grosso investe em melhorias nas escolas estaduais
O Governo do Estado está investindo na melhoria das escolas estaduais, tanto é que nesta quinta-feira (11.03), o governador Blairo Maggi entregou kit de equipamentos para as escolas que ofertam Ensino Médio Integrado à Educação Profisisonal (EMIEP). A lista, com cerca de 40 ítens, vai suprir a demanda de materiais necessários para o funcionamento das unidades escolares.
Os materiais são provenientes do convênio entre a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), Ministério da Educação (MEC), Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e PAR- Brasil Profissionalizado. “Nós temos uma parceria bastante grande com o MEC, não só nesta questão, mas também em algumas escolas que estamos construindo. A relação do Estado de Mato Grosso como o Governo Federal é muito boa que progrediu e o resultado está aí”, disse o governador.
Maggi afirmou que o ensino da rede estadual recebeu o maior investimento do governo na educação. “Em 2002, o orçamento da educação era cerca de 450 milhões de reais, e agora no ano de 2009, nós fechamos acima de um bilhão de reais de recursos que vieram para a educação. Nós estamos fazendo com que a educação caminhe na direção daquilo que a sociedade espera e merece”, declarou.
Para o vice-governador Silval Barbosa, o governo conseguiu avançar na educação. “A Secretaria de Educação tem avançado muito em todos os aspectos, desde a rede física, reforma nas escolas. Mais de 140 escolas construídas e vamos construir mais de 30 neste ano. E também um avanço na questão dos servidores, na valorização, fazendo justiça ao longo do tempo dos direitos que eles têm na educação. Estamos entregando os equipamentos e assim nós vamos avançando na área de educação”, afirmou Barbosa.
Ao todo 89 escolas EMIEP distribuídas por 52 municípios de Mato Grosso serão contempladas com equipamentos para o atendimento dos estudantes e funcionamento administrativo das unidades. “Ano passado, nós iniciamos um processo de fazer com que as escolas pudessem ter o processo de ensino profissionalizante aliado com o ensino científico também profissionalizante. Nós implantamos o ensino profissionalizante e hoje, nós estamos com 64 escolas e queremos chegar no ano que vem a 89 unidades com o ensino profissionalizante”, disse o secretário de Estado de Educação, Ságuas Moraes.
EQUIPAMENTOS
Os kits incluem arquivos de aço, mesa para reuniões, filmadoras, mesas para professores, cadeiras, ar condicionado, mapoteca entre outros. Os equipamentos serão distribuídos conforme as necessidades e especificidades das escolas. Segundo o secretário Ságuas Moraes, todas as escolas entre urbanas, rurais e indígenas irão receber os equipamentos. “Todas as escolas que estão em funcionamento e que serão implantadas no ano que vem receberão esses kits de equipamentos: TVs, filmadoras, armários, ventiladores, mesas, ar condicionado, entre outros. São mais de um milhão e 600 mil em livros profissionalizantes, técnicos que serão entregues nos próximos dias”, declarou o secretário.
O diretor da escola “Júlio Muller” em Várzea Grande, Sandro Moraes, disse sobre a importância dos equipamentos na escola. “Eu vejo como grande importância para os alunos que ficam esperançosos e com certeza, isso fará uma diferença na qualidade da educação da escola”. O diretor da Escola Estadual “André Avelino Ribeiro”, Munir Fares, afirmou que os equipamentos representam melhoria na qualidade do ensino. "É de grande avalia os equipamentos na escola melhorando a qualidade do ensino e o rendimento dos nossos alunos”.
Comentários