Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Quinta - 11 de Março de 2010 às 13:05

    Imprimir


Getty Images
Crianças que ganharam videogame antes da experiência se saíram pior em testes de escrita e leitura
Crianças que ganharam videogame antes da experiência se saíram pior em testes de escrita e leitura

Pesquisadores da Universidade Denison, nos Estados Unidos, revelaram nesta quinta-feira (11) que possuir um console de videogame em casa pode atrasar o desenvolvimento educacional de algumas crianças.

A descoberta sugere que os videogames podem estar substituindo as lições de casa e impedindo que os meninos desenvolvam a escrita e a leitura.
 
Famílias com meninos entre seis e nove anos foram recrutadas para a pesquisa. Elas não tinham videogames em casa, mas os pais já vinham pensando em dar um para os filhos.

As crianças participaram de testes de inteligência e de avaliações de escrita e de leitura.

Além disso, os pais e os professores preencheram questionários sobre o comportamento dos meninos em casa e na escola.

Metade das famílias foi escolhida para receber um console de videogame imediatamente. Às outras, os pesquisadores prometeram dar um videogame quatro meses depois, quando a experiência terminasse.

Ao longo de quatro meses, ao pais gravaram as atividades dos filhos, do fim do horário escolar até a hora de dormir.

Quando esse prazo chegou ao fim, as crianças repetiram as avaliações de escrita e de leitura, e os pais e professores preencheram novamente os questionários de comportamento.

Os resultados do estudo mostraram que os garotos que receberam o console imediatamente dedicaram mais tempo aos jogos do que às lições de casa do que aqueles que só ganharam o videogame no fim da experiência.

Além disso, aqueles que ganharam o aparelho no começo do estudo tinham notas menores em escrita e leitura, após quatro meses, em comparação com aqueles que o ganharam depois.

Embora não houvesse diferenças nos problemas de comportamento relatados pelos pais entre os dois grupos de garotos, os meninos que receberam consoles no começo da experiência tiveram mais problemas de aprendizagem relatados pelos professores.

Os pesquisadores disseram que quando as crianças têm problemas de linguagem muito cedo, elas tendem a ter mais dificuldade para desenvolver habilidades avançadas de escrita e de leitura mais tarde.





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/140239/visualizar/