Repórter News - reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Quinta - 11 de Março de 2010 às 09:15
Por: Flávia Borges

    Imprimir


O mais velho dos prefeitos mato-grossenses Murilo Domingos, mesmo contrariado, deve pedir arrego. Aos 69 anos, ele recebeu recomendação médica para abandonar a vida pública e renunciar ao mandato de prefeito de Várzea Grande desde já. Nesse caso, a tendência é que Murilo entregue os mais de dois anos que ainda restam de mandato para o vice Tião da Zaeli, mesmo que não venha a ser candidato a deputado federal nas eleições deste ano, conforme prevê o PR, pelo qual foi reeleito em 2008. Murilo decidiu prorrogar o período de licença. Retoma ao cargo no final deste mês.

Enquanto isso, zaelistas torcem pela renúncia do titular. A decisão divide a família Murilo. Enquanto alguns orientam o prefeito a deixar o cargo para cuidar da saúde, o irmão e sócio Toninho Domingos, ex-secretário de Fazenda, defende que permaneça no posto até 2012, quando vence o segundo mandato.

Murilo vem enfrentando problemas de saúde desde o final de 2008, quando sofreu o primeiro infarto, supostamente atribuído ao clima tenso da campanha eleitoral daquele ano. Desde então, Murilo parou de fumar e de beber. Em fevereiro de 2009 ele pediu quatro meses de licença para se recuperar de problemas de saúde, depois de ter enfrentado uma campanha dura à reeleição, marcada por acusações, ameaças e ataques da oposição e, para piorar, sofreu dois princípios de infarto.

Mesmo com as recomendações médicas, o que deseja mesmo é continuar no comando do segundo maior município mato-grossense até 2012. Murilo já foi deputado federal (95-99), após ter ficado suplente na legislatura anterior, vindo, inclusive, a estrear na Câmara entre março a dezembro de 2006, com a cassação do mandato de Augustinho Freitas. Murilo foi reeleito com 72.515 votos em 2008, quando derrotou o ex-governador Júlio Campos (DEM), que antecipou aposentadoria como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado para concorrer à eleição, mas obteve apenas 45.688 votos. Nico Baracat (PMDB) ficou em terceiro lugar.

O grupo de Zaeli vive expectativa de Murilo renunciar ou entrar numa nova disputa eleitoral, o que o faria deixar "de bandeja" a prefeitura para o comando do vice. O prefeito afirma que, para o pleito do próximo ano, não pretende se candidatar a nenhum cargo. Zaeli tem se mostrado angustiado porque defende uma gestão mais dinâmica e pragmática e se depara com o "estilo tartaruga" do prefeito Murilo Domingos, do mesmo partido.

Com perfil mais técnico que político e sem alarde, Tião da Zaeli vem fincando forças como opositor ao grupo dos irmãos Júlio e Jayme Campos e está de olho nas eleições para prefeito de 2012 em Várzea Grande. Enquanto isso, em meio às licenças de Murilo, vai comandando o segundo maior município mato-grossense. Ao ser reeleito em 2008, Murilo teria fechado um acordo com o vice de que abriria mão do mandato para que Zaeli assumisse em definitivo. O prefeito republicano enfrenta desgaste porque é tido por muitos como um gestor sem muita iniciativa. Ainda assim,  comanda um orçamento de R$ 349 milhões em 2010, 13,95% maior que o de 2009.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/140278/visualizar/