Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 10 de Março de 2010 às 12:04
Por: Lucas Bólico/Priscilla Vilela

    Imprimir


O secretário nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestrini, afirmou em palestra proferida na tarde desta terça-feira (9) em Cuiabá que a violência é a causa de 115 mil mortes por ano no Brasil. Os números apresentados por Balestrini são ainda mais estarrecedores se contrapostos à realidade de um país em guerra, como o Iraque, onde o número de assassinados é quase seis vezes inferior.

De acordo com um levantamento feito pela agencia internacional AFP, os cinco primeiros anos de guerra em terras iraquianas somaram um total de 97,639 mil baixas, incluindo civis, militares norte-americanos e forças de segurança do país, o que corresponde a uma média anual de 19,527 mortos, numero 5,9 vezes inferior ao de mortes no Brasil.

O Brasil amarga anualmente 70mil óbitos por violência no transito e 45 mil homicídios, segundo a Secretaria Nacional de Segurança Pública. Ricardo Balestrini veio à Cuiabá tratar do tema que da nome à pasta que comanda: Segurança Pública.

Durante mais de uma hora e meia, Balestrini falou sobre a importância da polícia para a manutenção da ordem, fator que segundo ele é decisivo para o desenvolvimento econômico e social do país.

O secretário, em sua leitura sobre o papel das instituições públicas de segurança, afirmou ver um distanciamento da figura do policial com a comunidade. “Eles estão dentro de maquinas andando pela comunidade, mas não estão com a comunidade”, argumentou.

Em uma espécie de mea culpa, o secretário criticou o caminho em que as políticas de segurança tomaram ao longo do tempo. Entusiasta da polícia pacificadora e de um processo mais preventivo que punitivo, Ricardo Balestrini defendeu uma relação mais direta entre o corpo policial e as áreas de maior violência.

O evento aconteceu em comemoração aos 44 anos da Casa Militar e 37 anos da Defesa Civil do Estado de Mato Grosso.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/140410/visualizar/