Produto é um dos itens que podem ser prejudicados pelas retaliações contra os EUA
Sobretaxa do trigo vai encarecer pãozinho
O trigo é um dos poucos itens que podem ser realmente prejudicados pelas sobretaxas à importação de produtos americanos, aplicadas como retaliação contra os Estados Unidos por não reduzirem os subsídios ao algodão condenados pela OMC (Organização Mundial do Comércio).
A tarifa de importação do trigo americano deve subir de 10% para 30%. Entre os produtos atingidos, o trigo foi o mais importado em 2009, com R$ 571 milhões (US$ 318 milhões). O presidente da Abitrigo (Associação Brasileira da Indústria do Trigo), Luiz Martins, destacou o efeito da medida.
- Não há dúvida que vai significar trigo mais caro e aumento do preço do pãozinho, principalmente no Nordeste.
Nos demais setores da lista divulgada ontem pelo governo brasileiro -- como carros, têxteis e eletrônicos -- o impacto é considerado reduzido, simbólico ou até inócuo.
Nas contas dos moinhos, o Brasil vai precisar de trigo americano para atender ao consumo interno de 10,5 milhões de toneladas. Martins conta que a safra brasileira foi de má qualidade e ficou em 4,5 milhões de toneladas. A Argentina teve a menor safra dos últimos 30 anos, e o excedente exportável foi de 1,5 milhão de toneladas.
Isso significa que mais de 4 milhões de toneladas este ano vieram dos EUA ou do Canadá. E o trigo canadense é mais caro. Martins explica que o prejuízo é maior para os moinhos do Nordeste, que importam mais da América do Norte pela proximidade geográfica.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
Comentários