Pesquisas de Ibope e Vox Populi serão apresentadas a Wilson e Jayme; no mesmo dia, eles devem anunciar qual dos dois vai concorrer
Candidato da oposição sai nesta sexta
O candidato da coligação PSDB e DEM ao governo do Estado será conhecido na sexta-feira. Está marcada para esta data a reunião em que o prefeito de Cuiabá Wilson Santos (PSDB) e o senador democrata Jayme Campos abrirão os envelopes com os resultados das pesquisas que vão indicar qual dos dois será o nome da oposição.
As pesquisas, quantitativas, foram feitas pelos institutos Vox Populi e Ibope entre os dias 25 e 27 de fevereiro. Cada um ouviu mil pessoas em cidades estratégicas de Mato Grosso. Wilson e Jayme se reuniram ontem e definiram que irão abrir os envelopes juntos. O local ainda não foi definido.
Segundo o senador, assim que souberem do resultado, irão informar quem será o candidato da oposição. Os números das pesquisas não serão revelados porque não terão sido registradas. De acordo com a legislação, a partir do dia primeiro de janeiro, qualquer pesquisa deve ser registrada na Justiça Eleitoral em caso de divulgação.
O assessor de Jayme Campos, Paulo Leite, viaja na quarta-feira para São Paulo e na quinta para Belo Horizonte, de onde trará os envelopes lacrados com os resultados e os apresentará na sexta de manhã aos dois pré-candidatos. Segundo Leite, posteriormente ao conhecimento dos maiores interessados, essas pesquisas podem ser registradas na Justiça e depois, divulgas. Elas mostram cenários que mais se aproximam da realidade hoje, ou seja, quatro candidatos. Além do senador e do prefeito, também aparecem os nomes do vice-governador Silval Barbosa (PMDB) e do empresário Mauro Mendes (PSB).
Quem também espera por essa definição do candidato da oposição são exatamente os outros pré-candidatos, que após saberem se vão enfrentar nas urnas Wilson ou Jayme poderão traçar mais objetivamente suas campanhas eleitorais.
Além de PSDB e DEM, o PTB também faz parte da aliança. O grupo ainda tenta atrair o PPS e PV. Os petebistas, no caso da candidatura de Wilson, ganharão bastante com o projeto, já que o vice-prefeito Chico Galindo, do PTB, assume o comando do Executivo cuiabano pelos quase três anos que restam de mandato, conferindo mais representatividade à sigla.
Apesar de serem aliados nacionalmente, DEM e PSDB são historicamente rivais em Mato Grosso. Desde o ano passado a união dos dois é de conhecimento público. Segundo o acordo firmado entre eles, dependendo de pesquisas eleitorais, quem estiver mais bem avaliado pela população será o candidato da chapa com o apoio do outro.
Apesar de dizer que a decisão de quem será o candidato depende exclusivamente dessas pesquisas, desde o ano passado Wilson planeja sua saída da prefeitura, sendo todas as principais medidas, como escolha de secretariado, balizadas pelo vice-prefeito.
Comentários