Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sábado - 06 de Março de 2010 às 16:39

    Imprimir


Se sustentabilidade é um desafio na pecuária, como se adequar a ela será o destaque das palestras do 16º Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores. O evento é realizado pela Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP) e reunirá diversos profissionais ligados à atividade pecuária de todo o País, no dia 23 de abril, a partir das 8h, no Centro de Convenções de Ribeirão Preto (SP). A proposta é discutir soluções eficazes para a produção de uma carne bovina ecologicamente correta, na qual o melhoramento genético possui papel fundamental.

“Este evento pretende ser um marco histórico, aliando o melhoramento genético à sustentabilidade da produção. Tudo apresentado de forma que auxilie os criadores a se adequarem a essa exigência internacional”, explica Raysildo Barbosa Lôbo, presidente da ANCP. Indo um pouco mais além, a preocupação é mostrar ao pecuarista o que ele vem fazendo certo e corrigir o que está errado. Segundo o dirigente, o atual momento da pecuária brasileira é de crescimento, conhecimento e investimento para ter um produto de melhor qualidade e competitividade no mercado nacional e internacional.

“Vamos levar conhecimento, mostrar novas tecnologias e apresentar as tendências para o futuro”, complementa. Para tanto, a grade de apresentações foi dividida em dois painéis com temas atuais e inovadores: “Melhoramento e Ambiente” e “Tecnologias e Resultados”. Daniel Biluca, da Conexão Delta G, abre as discussões chamando atenção para os objetivos e critérios da pecuária de ciclo curto, seguido por Argeu Silveira, da Genética Aditiva, que destacará a valorização da informação genética pelo mercado consumidor. Daniel Pereira Lobo, da Ecolog Consultoria, será responsável por apresentar propostas para os desafios sócio-ambientais.

Pablo Paiva, da Pfizer Saúde Animal, encerra os debates da primeira etapa traçando perspectivas para a pecuária mundial. No segundo painel, o pesquisador Newton Pégolo fala sobre melhoramento genético de precisão; Carina Faria apresenta os indicadores genéticos dos conceituados programas de melhoramento da ANCP e Raysildo Lobo encerra o Seminário com a palestra “Estresse e Espiritualidade no Mundo Corporativo”. “Esse seminário é de extrema importância para qualquer profissional que trabalha com pecuária. Vai apontar e propor soluções para os desafios que aguardam a pecuária nacional”, conclui Rita Lôbo, diretora administrativa da ANCP.

Lançamento Sumário 2010 - Um dos pontos altos do Seminário será o lançamento do sumário de touros das raças Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã. Denominado “Sumário de Outono”, todos eles estarão em versão impressa e juntos em um mesmo encarte. “O Sumário impresso facilita a consulta de touros e a escolha dos animais. A concentração das avaliações genéticas no mesmo encarte fortalece  os criadores de cada raça”, explica Rita Lôbo. Para esta publicação, foram avaliados 1.514.317 animais de 506 fazendas na raça Nelore, 45.402 em 56 criatórios Guzerá, 63.025 em 151 propriedades de Brahman e 31.496 bovinos Tabapuã de 13 diferentes criações.

Sobre a ANCP – A ANCP coordena os programas nacionais de avaliação genética das raças Nelore, Guzerá, Brahman e Tabapuã. Fornece aos criadores ferramentas inovadoras para seleção genética, como o PAG, software capaz de controlar o índice de consanguinidade de um rebanho. É certificada NBR ISO 9001:2008 para seus processos gerenciais e administrativos, possui RH qualificado e comprometido com os objetivos da entidade e consciência ambiental que começa no próprio escritório, com a reciclagem de papel, uso racional da energia elétrica, água e material de escritório. Pelo site da ANCP, os criadores têm acesso instantâneo às informações dos animais avaliados, agilizando acasalamentos e facilitando as tomadas de decisão.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/140760/visualizar/