Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 06 de Março de 2010 às 14:23
Por: Rita Comini

    Imprimir


A palestra show A Mágica de Empreender, com Adam – O Ilusionista encerra a programação, neste domingo, às 19h30, da Feira Empreendedorismo e Negócios, que ocorre na escola estadual Rafael Rueda – Caic, no bairro Pedra 90, desde sexta-feira, 05. Durante esses três dias, os cerca de 60 mil moradores dos oito bairros que integram a região estão vendo de perto que, na verdade, empreender não é mágica, exige conhecimento, determinação, perseverança e muito trabalho.
 
Na feira, promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT) com apoio da Associação Coxipoense de Deficientes (ACD) e de associações de moradores, os participantes encontram idéias de negócios, informações sobre acesso a crédito, orientação empresarial, estandes com artesanato e produtos de várias empresas. Quem já tem um empreendimento, pode se inscrever gratuitamente no Atendimento Negócio a Negócio, criado para levar às empresas, orientação e conhecimento que incluem diagnóstico do negócio, gestão financeira, marketing, capacitação e comercialização. Os que já desenvolvem uma atividade de maneira informal com renda até R$ 36 mil ao ano e que querem se formalizar, podem fazer o cadastro como Empreendedor Individual, uma forma de ter acesso a novos clientes e a melhores compras, além de ter direito aos benefícios da previdência social, entre outras vantagens.  
 
A Feira do Empreendedorismo e Negócios foi montada com o objetivo de estimular o espírito empreendedor nas pessoas do Grande Pedra 90 para que os negócios já existentes possam se expandir e novos empreendimentos sejam abertos na região. A diretora Leide Katayama ressalta que o Sebrae já vinha trabalhando no bairro fazendo atendimento coletivo. “Com esta feira estamos fazendo um trabalho individualizado com o Atendimento Negócio a Negócio e o Empreendedor Individual. O que nós queremos é programar eventos do gênero em outros bairros da capital para estimular o empreenderismo cada vez mais e apoiar os pequenos negócios, cumprindo assim a missão do Sebrae”, disse, feliz com a participação e interesse do público.
 
Na tarde de sábado, o público assistiu palestras gerenciais com temas como empregabilidade e mercado de trabalho, excelência no atendimento, empreendedor inovador, inovação e sustentabilidade. Neste domingo, a programação que começa às 14 horas, com entrada gratuita, inclui as palestras Desperte o empresário que existe em você, Entendendo custo, despesas e preço de venda, Empreendedorismo o caminho para o próprio negócio e Administre melhor seu dinheiro. Quem preferir aprender uma atividade, haverá oficinas de arranjos florais com folhas desidratadas e bijouteria com latinhas de alumínio. No sábado, as oficinas foram de instrumentos de sucata, decoração com balões e pufe com garrafas PET.
 
A CUFA – Central Única das Favelas – MT está com um estande no evento com várias atrações incluindo oficinas de beleza – designer de sobrancelhas e técnica básica de automaquiagem.  Em meio ao estande cheio de jovens fazendo maquiagem e penteado afro, Neuza Batista, do Projeto Pixaim, de valorização da cultura negra, explica que é a primeira vez que fazem a oficina de maquiagem e ressalta que tem tudo a ver com a valorização da estética negra. O estande tem ainda bonecas de pano negras e demonstração de grafite com o grafiteiro e designer Diogo Rodrigues. A Trupe de Palhaços TchuTchucão, sob a coordenação do ator Carlos Francisco, anima a garotada e ministra oficinas de teatro.      
 
O presidente da associação de moradores do Pedra 90, primeira etapa, Antônio Marcos Nascimento Lemos, o Baiano, ressaltou a importância do evento para a comunidade. “Nunca tivemos uma iniciativa dessas no bairro, um evento grande e que abre oportunidades para as pessoas. É um incentivo para os pequenos empresários que, muitas vezes não sabem a força que têm. O Sebrae abriu as portas para nós”. O presidente da ACD, Vantuer Batista, faz coro e lembra que há muito tempo necessitavam de um evento para incrementar o empreededorismo no bairro. A entidade oferece capacitação profissional e encaminha pessoas, deficientes ou não, para o mercado de trabalho em empresas de Cuiabá e Várzea Grande. Além disso, há atividades para crianças e jovens, como curso de música e artesanato.
 
Para as irmãs Natividade Alencar Leite e Vanda Alencar Ferreira, o artesanato é uma fonte de renda. Elas fazem bonecas de pano em vários formatos, roupas infantis bordadas, panos de prato, ima de geladeira de meia de seda. Toda a produção é vendida no bairro Pedra 90, onde moram. Elas estão expondo e vendendo suas peças na Feira de Empreendedorismo e Negócios que, segundo elas, vai ajudar muito no processo de organização da associação de artesãos da região que está em andamento. Ambas já fizeram cursos no Sebrae, Natividade de associativismo e cooperativismo e Vanda de customização. Assim como elas, Dinalva Alencar, também produz peças artesanais para aumentar o rendimento da “magra” aposentadoria que recebe. Ela conta que produz cerca de 20 peças ao mês. São panos de prato bordados em ponto cruz e vagonite com acabamento em crochê, vendidos a R$ 15 cada.
 
As atividades da feira ocorrem a partir das 14 horas, na escola Estadual Rafael Rueda – Caic Pedra 90, na praça Ana Martinha. A entrada é gratuita.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/140771/visualizar/