Rondonópolis: Município vistoria escolas para atrair recursos federais
Diretores das escolas e engenheiros da Secretaria de Infraestrutura vão dar início, na segunda-feira (8), a um levantamento completo que vai apontar a real situação das 48 unidades educacionais que compõem a rede municipal de ensino em Rondonópolis. O diagnóstico deve ficar pronto até o dia 10 de maio e vai nortear projetos em busca de melhorias e recursos junto ao Governo Federal. Entre os quesitos a serem avaliados estão a estrutura física e a acessibilidade, o mobiliário e o acervo pedagógico.
Conforme a assessora de gestão educacional da Semec, Carmen Garcia Monteiro, todos os projetos vão ser encaminhados ao Ministério da Educação até a segunda quinzena de junho. “Os textos devem incluir a reforma e ampliação de diversas escolas que não recebem investimento há muito tempo”, explica a assessora. “As solicitações devem incluir ainda a aquisição de material pedagógico, mobiliário e utensílios para as escolas que precisarem”, complementou.
Os trabalhos seguem os critérios MEC, expostos durante o curso realizado de 23 a 25 de fevereiro, na Secretaria Municipal de Educação. Durante a aula prática, na Escola Municipal Alcides Pereira dos Santos, bairro João de Barro, a equipe do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE explicou como vistoriar a estrutura física das instituições. Com as tarefas divididas por áreas, os diretores ficam a cargo do levantamento pedagógico, enquanto os engenheiros e técnicos em edificações são responsáveis pelos projetos que envolvem a infraestrutura.
Em Rondonópolis, cada diretor está apto a preencher os formulários do Ministério e vai lançar os dados da respectiva escola no sistema do FNDE/MEC. Para 2010 o Governo Federal vai destinar R$ 9 bilhões para melhorias das unidades de ensino no Brasil. O objetivo é que elas atendam o padrão mínimo de qualidade determinado pela União. Neste contexto, cada município deve comprovar as reais necessidades por meio dos projetos. Por isso, o Levantamento da Situação Escolar – LSE torna-se obrigatório em todo o território nacional.
Para a equipe dos demais municípios de Mato Grosso, o curso acontece no mês de maio, em Cuiabá. Em Rondonópolis, primeira cidade do Estado a receber os técnicos do MEC, as aulas foram antecipadas graças à articulação da equipe da Secretaria de Educação junto ao FNDE. “Conseguimos que esse treinamento fosse realizado com antecedência e in loco para que todos os gestores pudessem participar. Do contrário, só poderíamos mandar alguns para fazer o curso em Cuiabá”, finalizou Carmen.
Comentários