Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 04 de Março de 2010 às 06:11
Por: Jonas da Silva

    Imprimir


Entre fevereiro e novembro de 2008, as vendas de bovinos in natura àquele bloco foram suspensas
Entre fevereiro e novembro de 2008, as vendas de bovinos in natura àquele bloco foram suspensas

Um frigorífico de Mato Grosso habilitado à exportar para a União Europeia teve produção suspensa e carga em trânsito para o exterior apreendida devido irregularidades detectadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A planta, de acordo com a assessoria do ministério, teve sua certificação interrompida, foi autuada e deverá ser multada após a investigação do caso. A ação irregular foi identificada em auditoria de rotina do Mapa realizada neste mês e a apreensão da carne foi feita pelo serviço veterinário do governo italiano. "A carga tinha certificados falsificados", contou à reportagem uma fonte a par do assunto.

Assim que obteve as primeiras informações da irregularidade, a Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) do Ministério da Agricultura comunicou o fato às autoridades sanitárias do bloco europeu. A empresa está sob investigação do ministério. Ainda de acordo com informações do ministério, o serviço de controle sanitário da União Europeia conseguiu localizar e parar a exportação de uma parte dos produtos. Simultaneamente à formalização do assunto ao bloco econômico europeu, o ministério encaminhou técnicos do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) para realizar a perícia na carne.

A apreensão irregular foi comunicada à equipe da missão da União Europeia que se encontra no Brasil desde o início do mês para auditorias de rotina com o objetivo de controlar exportação, e que estará em Mato Grosso no fim de semana. Eles foram informados sobre as ações tomadas pelo governo brasileiro, com o relato de que as investigações não foram concluídas.

O presidente do Sindicato das Indústrias de Frigoríficos de Mato Grosso (Sindifrigo), Luiz Antônio de Freitas Martins, lamenta que a irregularidade tenha ocorrido, por ser "muito desagradável para o setor". Ele informou que o sindicato não compartilha com a prática. "Não é justo que outros paguem. Fiquei sabendo disso hoje (ontem). Ele não acredita que o fato vá impactar na exportação de Mato Grosso, porque o Ministério da Agricultura tomou as medidas corretas. Entre fevereiro e novembro de 2008 a União Europeia embargou exportação de carne de Mato Grosso por sensibilidade no Sisbov.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/140958/visualizar/