Encontro reservado marcado para a noite de ontem reuniu no mesmo espaço o governador Blairo Maggi, o vice Silval Barbosa e Mauro Mendes
Sob sigilo, Maggi e Silval buscam Mauro
Um encontro reservado e cercado de mistério reuniu ontem à noite o governador Blairo Maggi (PR), os pretensos candidatos ao governo, o vice-governador Silval Barbosa (PMDB) e o empresário Mauro Mendes (PSB). A motivação foi discutir as conjecturas políticas.
O encontro foi marcado pelo sigilo, gerando inclusive a negativa dos participantes a respeito da confirmação da reunião, realizada na residência do chefe do Executivo estadual. Um dos principais interessados no projeto que pode assegurar a candidatura de Mauro ao governo, o presidente estadual do PSB, Valtenir Pereira, também negou na tarde de ontem ter conhecimento do encontro.
A estratégia dos líderes foi de envolver o menor número de pessoas na conversa para não prejudicar um futuro entendimento. Certos do potencial político do empresário, o grupo integrado por PR, PMDB e PT tenta atrair o PSB para a aliança. Entre os assuntos a serem abordados constava a possibilidade de Mauro vir a compor a chapa majoritária.
Mas os contornos apontam para interesse de que Silval permaneça na liderança da majoritária. As análises também passariam pela chance de o PSB reavaliar sua participação nesse pleito, com as atenções voltadas para o pleito de 2012.
Mauro, que disputou a prefeitura de Cuiabá nas eleições de 2008, não descarta a possibilidade de analisar “futuramente” a chance de pleitear novamente o posto. Contido, o empresário destacou novamente ontem que sua prioridade é com a construção de um programa de governo que possa ampliar as melhorias para a qualidade de vida da sociedade mato-grossense. “Eu sempre digo e repito: temos que ter seriedade com a política e é por isso que antes de decidir se sou ou não candidato vou avaliar com o partido um programa de governo. A prioridade é assegurar o avanço em vários setores para Mato Grosso, como as áreas da Educação por exemplo”, ressaltou.
No Estado o PSB uniu forças com PDT e PPS para elaboração de uma composição denominada de “Mato Grosso Muito Mais”. O presidente estadual do PPS, Percival Muniz, maior defensor da aliança, tenta resolver impasse interno de membros do diretório regional contrários a proposta. Caso o PSB se renda aos planos do grupo liderado por Maggi, aumentam as chances de Silval vencer o embate eleitoral.
Silval Barbosa, que assume o comando do Estado a partir do dia 31 de março, terá a seu favor a chance de melhorar seu desempenho eleitoral em Mato Grosso com um mandato de nove meses. Silval ontem manteve uma série de reuniões em Brasília, entre elas com o ministro da Agricultura, Reinold Stephanes.
O peemedebista também tem a seu favor o empenho do governador Blairo Maggi para o projeto do PMDB. Após sua saída do Executivo estadual, o governador se dedicará à disputa ao Senado e também ao projeto da Nacional do PT, através da presidenciável ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff.
Comentários