Segundo a Anac, a Identificação Positiva de Passageiros visa proporcionar maior segurança tanto para empresas quanto aos passageiros
Novas regras para o transporte aéreo passam a valer hoje
A partir de hoje (1º), os passageiros terão que apresentar documento de identificação com foto no portão de embarque de todos os aeroportos brasileiros. Com a Identificação Positiva de Passageiros, estabelecida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o país pretende dar mais segurança a empresas aéreas e passageiros. Com a nova medida, os funcionários das companhias aéreas farão a checagem do documento com o cartão de embarque para ver se o passageiro que está entrando na aeronave é realmente o que consta no cartão.
Por isso, a Anac orienta os passageiros para que já estejam com o documento em mãos na chamada para o embarque, para evitar atrasos e até mesmo outros transtornos.
Segundo a Agência Nacional da Aviação Civil, vários documentos, com foto, são aceitos para a realização do embarque do passageiro. Carteira de identidade (RG); carteira nacional de habilitação (modelo com fotografia, mesmo que vencida); carteira de trabalho; passaporte nacional; documento expedido por ministério ou órgão subordinado à Presidência da República; carteira de identidade emitida por conselho ou federação de categoria profissional (com fotografia e válido em todo o território nacional), são alguns dos exemplos citados pela Anac
O gerente de Facilitação do Transporte Aéreo da Anac, Leonardo Boszczowski, informa que o procedimento não acarretará filas nem atraso no embarque dos viajantes. "O processo de conferência é rápido. Será verificado apenas o nome do passageiro para permitir o acesso", comentou Boszczowski, em entrevista ao programa Revista Brasil, da Rádio Nacional.
"A Anac discutiu alguns modelos e decidiu que a Identificação Positiva do Passageiro é a melhor maneira de oferecer segurança ao passageiro e é uma garantia para a empresa aérea de que todos estão sendo embarcados. Não há motivos para preocupação, porque essa medida não traz transtornos no processo de embarque", afirmou Leonardo.
Pela internet - A Anac também informou que os passageiros que fazem check-in pela internet, através do autoatendimento ou por celular não precisarão mais carimbar o cartão de embarque nos balcões das companhias aéreas antes de seguir para a sala de embarque do aeroporto.
Comentários