Hillary Clinton visitará o Chile apesar de terremoto
A secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, vai visitar o Chile esta semana como parte de um giro pela América Latina, apesar do terremoto que atingiu o país no sábado.
"Vamos para o Chile conforme o planejado, mas talvez poderemos modificar o que faremos por lá", afirmou uma autoridade norte-americana neste domingo. Ela também irá passar pelo Brasil.
Hillary vai viajar do Uruguai ao Chile na noite de segunda-feira e participar de reuniões em Santiago com a presidente Michelle Bachelet e o presidente-eleito, Sebastian Piñera. Será assinado um acordo de solidariedade entre os dois países por conta do território.
Enquanto Chile irá dominar a primeira parte da viagem de cinco dias, o Brasil será a peça central de seu giro diplomático, quando chega ao país no dia 3 de março.
A secretária irá se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em um esforço diplomático do governo de Barack, Clinton tentará convencer o governo brasileiro a mudar sua posição quanto à aprovação de sanções contra o país islâmico no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas.
O giro de Clinton também servirá para que a administração Obama consiga uma melhor relação com os governos da América Latina depois da disputa causada pelo caso Honduras e pela manutenção do embargo norte-americano em Cuba.
Comentários