Prefeitura precisa contratar servidores
O secretário Municipal de Infraestrutura, Euclides dos Santos, disse que a enchente aumentou os custos de infraestrutura em mais de 100%. Apenas na manutenção de ruas não pavimentadas, os gastos alcançaram R$ 250 mil este mês. Antes, a estimativa de gasto mensal era R$ 120 mil. O valor inclui a manutenção de caminhões, combustível e contratação de funcionários.
No caso das ruas pavimentadas, a situação é idêntica. No mês passado, a secretaria gastou em média R$ 400 mil com operações de tapa-buraco e este mês o valor será R$ 850 mil.
Santos fala que 80% do pavimento da Capital está com a vida útil esgotada e também há problemas com a falta de drenagem em algumas avenidas como a Doutor Meireles, no bairro Tijucal, e avenida Itália, no Jardim Itália. Com o aumento das chuvas, os problemas foram ampliados.
Quanto as obras paralisadas de construção da drenagem na avenida Itália, ele assegura que a empresa foi notificada para retomar o trabalho, mas as chuvas impedem o desenvolvimento do cronograma.
A tubulação também é antiga e não atende mais a demanda. Santos alega que durante as chuvas, há ruptura dos canos. O sistema não suporta o aumento do fluxo de água.
O responsável pela pasta argumenta que, além dos serviços habituais, parte dos servidores está trabalhando junto com a Defesa Civil na reconstrução das casas dos desabrigados da enchente.
No próximo ano, Santos acredita que não haverá problemas, porque já existe um planejamento de ações anuais da pasta.
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