Surpresa do Campeonato Paulista, o Santo André não tomou conhecimento da Portuguesa e, em casa, conquistou sua quinta vitória seguida na competição. Com gols de Acleisson, contra, aos 15min do primeiro tempo, e Rodriguinho, aos 30min do segundo tempo, o time do Grande ABC venceu a partida por 2 a 0 e segue na segunda colocação isolada do Estadual.
Segundo melhor ataque da competição, o Santo André só não tem uma série invicta maior do que a do Santos, líder e com sete jogos sem perder ou empatar. A Portuguesa, que esboçava começar a sua sequência após duas vitórias seguidas, fica travada na nona colocação, com 15 pontos a quatro do G-4.
Apesar da reformulação após o rebaixamento no Campeonato Brasileiro, o Santo Annré permanece com regularidade espantosa na edição 2010 do Paulista. Além de chegar aos 24 pontos e assegurar a vice-liderança isolada da classificação, o time alviceleste encerra uma incômoda escrita. A equipe do ABC não vencia o rival da capital paulista desde maio de 1987 em jogos válidos pelo Paulista.
A partida deste sábado foi marcada por erros da arbitragem de Paulo Roberto Ferreira. No primeiro tempo, o Santo André teve um gol legal anulado. Na etapa final, a compensação: o segundo tento andreense foi marcado por Rodriguinho em impedimento.
A Portuguesa iniciou a partida no ABC confiando no entrosamento de sua boa dupla de ataque. Aos 5min, Luís Ricardo caprichou no cruzamento da direita e viu a cabeçada do grandalhão Luís Carlos. Caprichosa, a bola tocou no travessão.
O Santo André não demorou muito a responder em um lance polêmico. Aos 8min, Rafael Silva pegou dentro da área o rebote do goleiro Andrey e completou para as redes. O árbitro Paulo Roberto Ferreira marcou impedimento de forma equivocada e gerou protestos dos donos da casa.
Na insistência de jogadas pelo lado direito, o Santo André foi premiado com um lance infeliz de Acleisson. Aos 15min, o volante da Portuguesa tentou cortar o cruzamento de Cicinho e mandou a bola para as próprias redes: 1 a 0.
Desajustada em campo, a Portuguesa sofria com graves erros defensivos. Aos 37min, Preto Costa ofereceu um pênalti infantil ao Santo André, cometido no habilidoso Branquinho. Na cobrança, Bruno César deslocou Andrey, porém acertou o travessão e desperdiçou a chance de ampliar o placar.
Para o segundo tempo, a Portuguesa apostou em duas alterações. Biscayzacú e Glauber ficaram com as vagas de Luis Carlos e Athirson. As alterações surtiram efeito rápido. Aos dois minutos, Héverton aproveitou cruzamento da esquerda e cabeceou com perigo.
Contudo, a defesa da Lusa continuava desarrumada. Em duas oportunidades, peças ofensivas do Santo André receberam presentes dos adversários. O chute de Rafael Silva foi pela linha de fundo, enquanto o arremate de Branquinho parou na defesa de Andrey.
As esperanças da Portuguesa foram encerradas com a expulsão do volante Acleisson, aos 29min, por falta em Cicinho. Na cobrança da infração, ainda saiu o segundo gol do Santo André. Bruno César fez o cruzamento para o desvio de Rodrigo em posição de impedimento: 2 a 0.
Na próxima rodada do Paulista, o Santo André terá uma pedreira pela frente: o Palmeiras, quarta-feira, às 21h50, no Palestra Itália. No mesmo dia, a Portuguesa joga em casa contra o Rio Claro, às 19h30.
Comentários