Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Sábado - 27 de Fevereiro de 2010 às 18:00

    Imprimir


O maior evento esportivo do planeta vai contar com o que há de mais moderno e integrado na área de segurança pública em Mato Grosso. A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por determinação do Secretário Diógenes Curado Filho, enviou três técnicos, esta semana, para conhecer de perto os projetos da Secretaria de Segurança Pública do Rio de Janeiro.

O projeto do Centro Integrado de Comando e Controle do Estado carioca, que vai ser o carro-chefe das operações de segurança para a Copa do Mundo de 2014, a pedido do Secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, foi apresentado aos dirigentes da pasta da segurança pública matogrossense pelo Subsecretário de Modernização e Tecnologia da Secretaria, Edval Novaes. O Centro Integrado de Comando e Controle, que vai contar com as forças da segurança pública do estado, da união e do município, é uma exigência da Fifa nas 12 cidades que vão receber os jogos.

Nesse local, vão ser abrigados a Polícia Militar, Civil, Corpo de Bombeiros, Politec, Defesa Civil Municipal, Polícia Rodoviária Federal, Guarda Municipal e integrantes policiais dos países que vão estar na Copa nesse estado. Cada Instituição vai dispor dos melhores homens para acompanhar e prevenir crimes do Centro de Comando e Controle. Pelo Centro, os profissionais irão monitorar as áreas sensíveis, objetivando uma resposta imediata a qualquer incidente. O prédio também pode receber ocorrências da população pela central de emergência de cada instituição. Cada força de segurança pública vai atuar dentro da sua área de competência, ou em conjunto, de acordo com a situação. O objetivo é dar agilidade e garantir um atendimento de qualidade para a população.

Segundo o secretário de adjunto de Assuntos Estratégicos da Sejusp e presidente da comissão da Copa 2014, Alexandre Bustamante dos Santos, o Centro de Comando e Controle de Mato Grosso terá o mesmo caráter operacional do Rio de Janeiro, que possibilita uma melhor interação de forças policiais na prevenção de crimes. Na Baixada Cuiabana, conforme Bustamente, o objetivo é que até o ano da Copa, a Sejusp disponha de 300 câmeras de videomonitoramento em pontos estratégicos. Hoje, Cuiabá e Várzea Grande contam juntas com 72, que são monitoradas pelo Centro Integrado de Operações e Segurança Pública (Ciosp). Com a construção do novo prédio, o Ciosp será desativado do seu espaço físico, que funciona dentro da Sejusp, para compor o Centro de Comando e Controle, que também vai atuar no gerenciamento de crise e eventos. No local, vai ter um espaço reservado para que as autoridades possam discutir saídas para possíveis incidentes.

De acordo com o secretário adjunto de Segurança Pública, coronel PM Antônio Roberto Monteiro de Moraes, o Centro vai possibilitar na resolução das ocorrências com uma pronta resposta para a comunidade. " O Centro de Comando e Controle vai potencializar decisões do alto escalão da Segurança Pública do Estado". Antônio Moraes ressaltou ainda que o prédio vai ter na sua essência funcional três itens importantes: a estratégia, o tático e o operacional.

Para dar agilidade policial e de emergência, o Centro de Comando e Controle vai ter um heliponto e um auditório para realizar coletivas de imprensa.
Uma outra ferramenta importante que vai ser operacionalizada e monitorada pelo Centro de Comando e Controle de Mato Grosso é o terminal de bordo em viaturas policiais. Com tecnologia de ponta, a viatura vai ter um computador afixado no painel do lado do passageiro onde o policial vai receber as informações via rádio e terminal. Segundo o coordenador de Tecnologia e Informação da Sejusp, Walmir Oribe, a patrulha vai poder também abrir e fechar uma ocorrência, diminuindo assim o tempo de espera do cidadão, e resolvendo in loco qualquer incidente.

Fifa exige construção do Centro de Comando e Controle nas 12 cidades

A comitiva da Sejusp também visitou o comitê local da Fifa, no Rio de Janeiro. Na oportunidade, os membros da Comissão de Segurança Pública de Mato Grosso apresentaram os trabalhos de planejamento que já estão em desenvolvimento. O presidente da comissão de segurança local da Fifa, Hilário Medeiros, elogiou os projetos elaborados pela Sejusp e destacou um ponto importante sobre o Centro de Comando e Controle. " O Centro de Comando e Controle é uma exigência da Fifa nos locais que são sub-sedes dos jogo", disse Medeiros. O presidente do comitê, afirmou que o Centro de Comando e Controle será uma ferramenta importantíssima para que o evento da Fifa tenha grande sucesso no quesito Segurança Pública. "Nós vamos olhar Cuiabá como Cuiabá, e não como Londres ou Joanesburgo", enfatizou.

Para se ter ideia da grandiosidade e importância do Centro de Comando e Controle, o local será interligado com o prédio da Fifa. Tudo para garantir uma centralização das ações e controle dos monitoramentos. Uma nova reunião deve ser marcada ainda neste semestre entre o comitê e a comissão da Sejusp para que já se estabeleça uma espécie de calendário para as ações da Secretaria de Justiça e Segurança Pública em Cuiabá com os procedimentos recomendados pela Fifa.

Todas essas estratégias, tecnologias e infraestruturas são para garantir que a Copa do Mundo de 2014 em Cuiabá tenha sucesso. E o mais importante de todo esse processo, é que o maior evento esportivo do planeta vai deixar um grande Legado na área de Segurança Pública em Mato Grosso.
A comissão da Sejusp encaminhará para Agecopa um relatório da visita. O objetivo é formatar as ações e providências que serão tomadas em conjunto entre a Agência e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/141473/visualizar/