Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 26 de Fevereiro de 2010 às 17:15

    Imprimir


O Censo de 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) vai ser o primeiro totalmente informatizado e as respostas, que costumam ser coletadas por recenseadores, poderão ser enviadas via internet. A opção de responder pela web, no entanto, não exclui a visita do agente.

A ideia é que o recenseador vá até a residência da pessoa e quem optar por usar a internet para preencher o formulário, receberá uma senha com validade de dez dias. Caso a pessoa não preencha neste prazo, o recenseador volta a entrar em contato para colher as respostas.

O custo total do Censo 2010, de acordo com o IBGE, será de R$ 1,67 bilhão, somando-se os gastos feitos com o planejamento, a coleta de informações e o processamento dos dados. Pelo menos 70% desse valor serão gastos com os 230 mil trabalhadores envolvidos no processo.

O trabalho de coleta começa em 1° de agosto, depois de um rápido treinamento com os trabalhadores. A expectativa é que a coleta seja encerrada até outubro e os primeiros resultados já sejam divulgados em dezembro deste ano.

Segundo o diretor executivo do IBGE, Sergio Cortes, os primeiros dados divulgados serão sobre as populações de homens e mulheres e a quantidade de pessoas que moram em meio urbano e em meio rural, por município.

Os resultados serão gradativamente apresentados nos meses seguintes até, pelo menos, dezembro de 2011. Segundo Cortes, o Censo, realizado de dez em dez anos, é o retrato mais completo da população brasileira, uma vez que os questionários envolvem várias perguntas.

- Nós já vamos poder conhecer, no final de 2010 e a partir de 2011, quem somos, como vivemos, um raio x perfeito.

Ele destacou que os dados vão ajudar os governos a traçar políticas públicas nas áreas de saúde e educação, entre outras.

- Mas também vai identificar, para o setor privado, novas oportunidades.

Neste ano, segundo o IBGE, haverá novidades no questionário a ser respondido pelos cidadãos. Além dos itens que já constavam no Censo de 2000, como as perguntas pessoais sobre os moradores e as condições físicas do domicílio, haverá questionamentos específicos sobre brasileiros que emigraram e sobre as línguas indígenas. Na seção sobre os eletrônicos existentes no domicílio, haverá perguntas sobre o uso de aparelho de celular e o acesso à internet.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/141587/visualizar/