Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 26 de Fevereiro de 2010 às 06:04
Por: Steffanie Schmidt

    Imprimir


As três professoras da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Geysha Atala Gomes Curvo, Renilce Miranda Cebalho Barbosa e Sandra Raquel de Almeida Cabral, foram denunciadas pelo Ministério Público Estadual (MPE) pelo crime de violação de sigilo funcional. A suspeita é de que elas tenham vazado informações referentes ao concurso público estadual, no qual estavam inscritas mais de 270 mil pessoas, concorrentes aos cerca de 10 mil cargos públicos disponíveis no Estado, em novembro do ano passado. A pena prevista varia de dois a seis anos de reclusão e multa.

Na primeira realização, vários problemas relacionados à organização cancelaram o certame que foi remarcado e divido em três datas. A última, para nível superior, acontecerá em março. De acordo com o MPE, apesar de não fazer parte da Comissão do Concurso, Renilce tinha em pen drive e no computador pessoal várias provas e gabaritos do concurso. O material teria chegado às mãos de Renilce por meio de Sandra e Geysha, segundo a denúncia. Esta última teria fornecido, inclusive, a senha de acesso às provas.

"A conduta criminosa das denunciadas resultou em inestimáveis danos materiais e morais à administração pública, obrigando o Estado a contratar outras entidades para a reformulação, aplicação e impressão das provas, além de denegrir a imagem do Estado perante milhares de candidatos", diz trecho da ação assinada pelos promotores Januária Dorilêo Bulhões, Samuel Frungilo e Luciano Freiria.

O MPE determinou ainda a instauração de inquérito policial para investigar se parte das imagens captadas no núcleo da Diretoria de Concursos e Vestibulares, durante o processo de elaboração e manuseio das provas, foi apagada. O reitor, Taisir Karim deverá responder pelo crime de desobediência, já que relutou em entregar as imagens captadas. "A análise (...) indica que há várias lacunas de tempo sem a devida gravação ou trechos deletados". Segundo o MPE, não existem imagens das câmeras localizadas na sala em que as provas eram impressas, no corredor que dá acesso a Covest e na sala-cofre.

Outro lado - A assessoria de Comunicação da Unemat informou que as professoras continuam em sala de aula e foram afastadas somente das funções ligadas ao concurso. O reitor disse que deverá se manifestar hoje, após conhecer a denúncia.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/141661/visualizar/