Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 25 de Fevereiro de 2010 às 17:28
Por: Thiago Foresti

    Imprimir


O concurso público da Polícia Civil que pretende aumentar o quadro de delegados e investigadores deve ocorrer no próximo dia 21 de março, mas, segundo a Secretaria de Administração, o efetivo deve ser lotado apenas no segundo semestre de 2011. Isso se deve porque o concurso da Polícia Civil é um dos mais demorados, com seis fases e mais quatro meses de formação. Além disso, em 2010 ocorrem eleições estaduais e federais, e por lei, não é permitido nomear os aprovados até três meses antes do pleito.

Como conseqüência da falta de mão de obra, as delegacias do interior estão sem efetivo. Delegados acumulam de três a quatro delegacias e, por conta de uma nova portaria, devem comparecer em cada uma delas pelo menos uma vez por semana. “Estamos trabalhando em ritmo de escravidão. Tenho que ir de uma cidade a outra que às vezes fica mais de 300 km de distância e não recebo um centavo por isso”, reclama um delegado do interior que não quer se identificar. “Muitas vezes recebo ligações de madrugada de outras cidade. Não tem como ir para fazer o flagrante e o que acontece é que tem bandido escapando. A segurança Pública no interior está um caos”.

A Portaria 007/2009 determina que “os delegados de polícia que acumulam funções em unidades policiais diversas daquelas que se encontram lotados, cumpram semanalmente, às terças-feiras, o expediente na delegacia instalada em município sede de Comarca pela qual respondem cumulativamente”. O delegado que não cumprir a determinação pode sofrer punições administrativas e até ser exonerado.

Segundo a assessoria da Polícia Civil, atualmente são 52 cidades sem delegados titulares (24 com comarcas). Ao todo o estado de Mato Grosso tem hoje 204 delegados, muitos deles acumulando funções. Com o concurso público esse número deve saltar para 264, o que deve completar o quadro de efetivos pelo menos em todas as comarcas.

“Também não temos qualquer estrutura para trabalhar, nosso equipamento é antigo e os carros velhos. O governo prometeu trocar nossa frota em julho do ano passado e até agora nada.”, diz outro delegado. A assessoria informa que já foram abertas licitações para a troca de toda a frota de veículos do interior, e que até o final do ano estes carros já devem estar circulando.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/141709/visualizar/