Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Policia MT
Quarta - 24 de Fevereiro de 2010 às 07:47
Por: Raquel Ferreira

    Imprimir


Uma pessoa foi presa em Cuiabá por comércio irregular de armas de fogo e munições durante a operação Bala Perdida deflagrada pela Polícia Federal. O armamento era revendido ilegalmente em 3 Estados. O flagrante ocorreu durante o cumprimento de 6 mandados de busca e apreensão expedidos pela 3º Vara Federal, que resultou ainda na apreensão de uma espingarda 36, um revólver calibre 38 e mais de 1.500 estojos de munição calibre 32 e 36. Todo material estava escondido em 2 lojas especializadas no comércio de armamento e munições, em uma transportadora e em residências particulares.

Além da pessoa presa em flagrante, existem outros acusados envolvidos. Todos foram indiciados por comércio ilegal de armas de fogo e munições, formação de quadrilha e falsidade ideológica. Pelo comércio ilegal, estão sujeitos a penas de 4 a 8 anos de reclusão, conforme a Lei nº 10.826/2003. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados.

Investigações da PF mostram que as 2 empresas aproveitavam a autorização cedida pelo Comando do Exército para estocar munições de diversos calibres, armas de fogo e acessórios, além de produtos explosivos de maneira ilícita. As empresas adquiriam regularmente o material junto às fábricas usando a autorização, porém comunicavam as autoridades do Departamento de Produtos Controlados do Exército Brasileiro a compra de apenas uma parte do total adquirido. O excedente, conforme a PF, era repassado para venda clandestina nos Estados de Mato Grosso, Acre e Rondônia.

O comércio ilegal de armas recebia o apoio de uma transportadora, que carregava o armamento e munições, sem a devida guia de Tráfego do Exército, documento essencial ao lícito transporte de materiais controlados.

A operação foi desencadeada com intuito de coibir o tráfico interestadual de armas de fogo e munições. O Comando do Exército será notificado para instauração de procedimento administrativo tendente a cassar a licença para comercialização de produtos controlados (armas de fogo, munições e acessórios) que as investigadas dispõe. (Com Assessoria)





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/141932/visualizar/