Mais uma criança morre com dengue em Rondonópolis
Uma menina de seis meses de idade é a terceira vítima da dengue no município neste ano. Ela faleceu em Cuiabá no último sábado (20), onde estava internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do Hospital Santa Rosa.
A criança morava na Vila Mamed. Ela foi atendida no Pronto Atendimento Municipal (PA) e devido a gravidade de seu estado foi internada na Santa Casa de Misericórdia. Na sexta-feira (19) sua transferência foi autorizada para uma unidade de Cuiabá.
Segundo a enfermeira Janete Oliveira Teixeira, responsável pela Vigilância Epidemiológica do município, a causa morte da menina está sendo estudada. “Não sabemos ainda se foi por dengue hemorrágica ou complicação. Estamos investigando, colhendo documentos como prontuário, exames”, relatou.
A primeira vítima do ano também foi um bebê de seis meses, que residia com a família no bairro Vila Aurora, um dos locais com maior índice de infestação do mosquito. A segunda foi uma criança de oito anos de idade.
Desde janeiro, a cidade já registrou mais de 1.500 casos da doença. Até o dia 28 foram 732 casos confirmados. O número é quatro vezes maior do que o registrado em novembro de 2009, quando houve 155 casos da doença e a situação já era considerada preocupante.
Com a continuidade das chuvas, o controle da doença se torna mais difícil, mesmo com as medidas adotadas pela administração municipal desde a segunda quinzena de janeiro, dentre as quais estão os mutirões de limpeza em regiões críticas e o aumento da estrutura do PA, com a criação de uma extensão da unidade dentro da Secretaria Municipal de Saúde.
Comentários