Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 23 de Fevereiro de 2010 às 13:09
Por: Cirilo Junior

    Imprimir


A queda de 0,4% nas vendas do comércio, na passagem de novembro para dezembro, é a primeira para o período desde 2003, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Naquele ano, em dezembro, houve recuo de 0,5% em relação ao mês anterior.

Responsável pela PMC (Pesquisa Mensal do Comércio), Reinaldo Pereira disse que a variação negativa pode ser uma acomodação natural após um intervalo de sete altas consecutivas das vendas no varejo.

Ele explicou que o ajuste feito na série elimina as influências sazonais, ou seja, o Natal não é determinante para o resultado de dezembro.

"Houve uma acomodação, e ela veio em dezembro. Poderia ter sido em outro mês. É normal pensarmos que o Natal, naturalmente, eleva as vendas no mês. Mas o ajuste que é feito elimina esse efeito", afirmou Pereira, descartando que haja tendência de queda nas vendas do comércio.

No último mês de 2009, quatro das oito atividades do comércio varejista apresentaram queda. As mais intensas foram observadas no segmento denominado "Outros artigos de uso pessoal e doméstico" (-3,4%) e entre "Móveis e eletrodomésticos" (-3,3%). Neste último segmento, trata-se, assim como a taxa global, da primeira variação negativa desde abril.

Setor com bastante influência na taxa total do comércio varejista, "Hiper, supermercados, produtos alimentícios e bebidas", com retração de 0,8% frente a novembro, registrou a queda mais significativa desde outubro de 2008, quando houve variação negativa semelhante.

Caíram ainda as vendas de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, com recuo de 0,8% em relação a novembro.

Base mais fraca

Em relação a dezembro de 2008, as vendas do comércio varejista avançaram 9,1%. Esse incremento significativo é influenciado por uma base de comparação mais fraca, já que no último mês de 2008, o comércio sentiu efeitos da crise, e crescera apenas 3,9% na comparação com dezembro de 2007.

Ainda assim, Pereira, ao mostrar os números do quarto trimestre, ressaltou que as vendas no fim do ano passado foram bastante positivas.

"Houve alta de 8,8% em relação ao quarto trimestre de 2008. No terceiro trimestre, a alta havia sido de 5,3%", observou.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/142021/visualizar/