Prazo para matricular-se vai até o dia 26 deste mês. Etapa complementar de inscrições ocorrerá entre 1º e 3 de março.
Aprovados na 2ª etapa do SiSU fazem matrículas a partir desta terça
Os candidatos selecionados na segunda etapa do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) devem fazer matrícula a partir desta terça-feira (23).
O resultado, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) neste domingo (21), pode ser consultado pela internet.
Os estudantes selecionados têm até 26 de fevereiro para apresentar a documentação exigida pelas universidades e institutos federais de educação, ciência e tecnologia. De acordo com o MEC, entre os dias 15 e 20 de fevereiro, 550.972 estudantes se inscreveram para as vagas oferecidas na segunda etapa da seleção unificada. Foram selecionados 29.090 alunos.
No site do SiSU é possível consultar o resultado da etapa pesquisando por unidade federativa, instituição de ensino, campus e curso. Como resultado da busca, será exibida a lista dos classificados com identificação do nome e número de inscrição do candidato no Enem.
Para consultar a nota final, o candidato precisa informar o número de inscrição no Enem e a senha cadastrada no SiSU. O estudante será informado também sobre os pesos atribuídos pelas instituições e sobre o cálculo feiro para chegar à nota. O estudante saberá ainda a classificação no curso escolhido e os documentos exigidos pela instituição para que seja efetuada a matrícula.
Etapa complementar
O MEC ressalta que a ocupação da vaga só é confirmada após a realização da matrícula na instituição. As vagas não ocupadas serão ofertadas novamente em uma etapa complementar de inscrições, que ocorrerá entre 1º e 3 de março.
Os candidatos não selecionados na primeira e segunda etapas poderão se inscrever novamente na terceira etapa, assim como aqueles que ainda não se inscreveram no SiSU. A lista dos aprovados será divulgada no dia 5 e as matrículas deverão ser feitas entre 9 e 12 de março.
Primeira edição da seleção
Participaram da primeira edição da seleção unificada 23 universidades e 26 institutos federais. Além das instituições federais, a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e a Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE também participam do Sisu.
Durante a segunda etapa, o SiSU ofereceu 29.240 vagas entre universidades e institutos federais. Mais da metade das vagas disponíveis na primeira etapa, um total de 47,9 mil, não foi preenchida.
O sistema seleciona vagas somente nos cursos que têm o Enem como único processo seletivo. Outras instituições de ensino, que não aderiram ao SiSU, tanto públicas quanto particulares, vão adotar a nota do Enem conforme o seu critério: ou como parte da nota ou como primeira fase. O candidato deve ficar atento ao manual do vestibular de cada instituição.
Para tirar dúvidas, o candidato pode ligar para o telefone 0800 616161 ou no endereço eletrônico http://sisu.mec.gov.br/falecomagente.html.
Comentários