Aumento do poder de compra dos brasileiros e expansão do crédito ajudaram no resultado
Vendas do comércio crescem 5,9% em 2009
As vendas do comércio cresceram 5,9% em 2009, na comparação com 2008, segundo dados divulgados nesta terça-feira (23) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Na comparação entre dezembro do ano passado e o mesmo mês em 2008, a variação é ainda maior, de 9,1%.
O segmento de Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo registrou expansão no volume de vendas em 2009 de 8,3% em relação ao ano anterior, resultado que o levou a responder por um 67,8% da taxa anula do comércio.
Este desempenho reflete, principalmente, o aumento do poder de compra da população decorrente do aumento dos salários, com a melhora da renda e do emprego, e da expansão no número de empréstimos.
A atividade de artigos de uso pessoal e doméstico exerceu, em 2009, o segundo maior impacto no resultado anual do comércio, sendo responsável por 11,9% da taxa global, ao registrar aumento nas vendas de 8,4% no ano, na comparação com 2008. Os segmentos envolvidos na atividade são: lojas de departamento, ótica, joalheira, artigos esportivos e brinquedos. A exemplo do segmentos de hipermercados, essa atividade teve o desempenho influenciado pela evolução dos salários e da retomada do volume de crédito.
A terceira maior contribuição positiva foi a do segmento de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria, que registrou crescimento de 11,8%, em relação ao ano anterior. A expansão da massa de salários, a venda dos medicamentos “genéricos” e o envelhecimento da população ajudaram no desempenho positivo pelo sexto ano consecutivo.
Efeito IPI
Beneficiado pela redução do IPI (Imposto sobre Produto Industrializado), a atividade de Móveis e eletrodomésticos exerceu, em 2009, o quarto maior impacto no resultado anual do comércio, sendo responsável por 5,1% da taxa total, ao registrar aumento de 2,1% no volume de vendas em relação ao ano anterior.
Além da redução do IPI, a retomada gradual do crédito e melhoria do rendimento dos trabalhadores foram os principais responsáveis resultado positivo da atividade, que completa também seis anos de crescimento consecutivo.
Exercendo o quinto maior impacto positivo no resultado do comércio no ano, a atividade de Equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação teve aumento no volume de vendas de 10,6% sobre o ano de 2008. Dentre os fatores que determinaram este desempenho, vale destacar a expressiva queda de preços dos produtos de informática (-7,5% em 2009 no caso dos microcomputadores) proporcionada pelas medidas fiscais do governo para reduzir a exclusão digital.
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